A exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio” oferece ao visitante, como uma experiência imersiva, digital e interativa, um espaço para que conheça a vida e o legado do pintor italiano. Para isso, o MIS Experience a organizou em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, de Roma, e especialistas na obra do artista.
Leonardo da Vinci é famoso por ser um importante pintor e escultor renascentista e, apesar de também ser engenheiro e cientista, seu trabalho nessas áreas permaneceu desconhecido por muitos séculos. Foi apenas recentemente que a análise de todo o trabalho realizado por ele nos levou a perceber o verdadeiro escopo de sua genialidade – ele foi realmente um dos grandes inventores, artistas, cientistas e pensadores de todos os tempos.
Trecho de texto da exposição
Se divide em dezoito blocos temáticos que perpassam pela mente de Da Vinci e, consequentemente, de suas invenções. Dessa forma, a exposição conta com réplicas de máquinas que criou e que embasaram tecnologias existentes atualmente, como o automóvel e a bicicleta, por exemplo.
Imersiva, digital e interativa…
Cada um dos blocos mistura textos (com áudio guia), vídeos, imagens e tecnologias de realidade aumentada. Essas, portanto, permitem que o visitante, através da câmera do celular, veja a reprodução das réplicas no ambiente que estiver. Além disso, na galeria sensorial, há um vídeo em 360° do espaço dedicado às obras de Leonardo da Vinci.
O elemento sensorial também é muito presente e de propõe a criar um ambiente não só educativo, mas também divertido para públicos de diversas faixas etárias. Isso é possível através do uso de animações gráficas que se aplicam no espaço expositivo digital.
Além disso, é possível também ter acesso à pesquisa que foi feita por Pascal Cotte, engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte. Originalmente realizada para o Museu do Louvre, consistiu numa análise completa, chamada “Segredos de Mona Lisa”, sobre a pintura mais famosa de Leonardo da Vinci.
A exposição, atualmente, pode ser visitada de maneira gratuita, é só clicar aqui.