
Com a pandemia de coronavírus, não apenas os museus estão fechados, mas alguns não chegaram nem mesmo a abrir as portas! Isso mesmo: O Grande Museu egípcio e o museu nacional de civilização egípcia seriam ser inaugurados em 2020, mas devido ao novo coronavírus, o projeto não chegou ao fim.
A abertura dos museus foi adiada para o ano de 2021. Esse é um problema enorme para o presidente, que já sofria com vários atrasos para entregas.
A decisão ocorreu “devido às circunstâncias e repercussões do processo de combate à disseminação do novo coronavírus, tanto em nível nacional quanto global”, afirmou o documento.
O ICOM (Conselho Internacional de Museus) publicou uma nota, pedindo ajuda a líderes mundiais e representantes políticos:
“Sendo claramente conscientes de que a prioridade é garantir a vida e a segurança econômica das populações afetadas, expressamos nossa preocupação a respeito do futuro dos museus e do patrimônio cultural de valor inestimável que abrigam(…)
O Icom, representando a comunidade internacional dos museus, faz um chamamento aos representantes e líderes políticos para que designam com urgência fundos de ajuda para resgatar os museus e os seus profissionais. Isto é vital para sua sobrevivência e a continuação de sua missão na melhora e avanço da sociedade para as gerações futuras.”
Comentários