O CANAL FUTURA tem a missão de contribuir, por meio da comunicação, da educação e da articulação social, para o desenvolvimento integral de pessoas e comunidades. Pretende ser um canal de expressão e um espaço de encontro para diferentes segmentos sociais. Em suas práticas e produções, o CANAL FUTURA procura ser uma referência em mídia de interesse público, capaz de inovar nos modos de realização e produção de conteúdo, assim como colaborar com processos de transformação social que emancipam o ser humano. Nesse sentido, pluralidade de pontos de vista, diversidade narrativa e coautorias são marcas de identidade.
Com o objetivo de estimular a conscientização sobre a importância da valorização da democracia, assim como a produção audiovisual de conteúdo e inclusão das juventudes brasileiras em agendas de deliberação e participação social é que o CANAL FUTURA e parceiros lançam o “CURTAS – DEMOCRACIA, DELIBERAÇÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA”. Este chamado irá
selecionar 10 (dez) propostas de produção audiovisual apresentadas por jovens realizadores independentes para a produção de documentários de curta duração destinados à veiculação pelo CANAL FUTURA através das múltiplas plataformas de distribuição que opera: TV, WEB, suportes físicos e outros meios.
Das Propostas
O edital tem como foco a realização de 10 (dez) documentários que tratem de temas provocadores, instigantes, com uma abordagem igualmente inusitada. Damos preferência a temas da atualidade e de relevância para as juventudes brasileiras que tragam reflexão e dialoguem com um ou mais dos eixos de atuação do Politize! e do Delibera Brasil:
• Diálogo Plural e Construção de consensos;
• Empatia Cidadã;
• Protagonismo Comunitário;
• Cidadãs e cidadãos no centro dos processos de decisão política;
• Transformação e Incidência.
As propostas devem contemplar diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo, de modo a permitir à audiência reunir informações que contribuam para a formação de opinião e visão crítica. O “CURTAS – DEMOCRACIA, DELIBERAÇÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA” dará liberdade para que o(a) realizador(a) busque o
olhar mais original para estes temas. Não há restrição quanto às formas de narrativa, o objetivo é buscar ideias inovadoras que fujam do lugar‐comum. O público‐alvo é livre (considerando para tanto, a acepção de classificação etária indicativa do Ministério da Justiça).
As propostas devem considerar a produção de documentários com duração entre 12 (mínimo) e 14 minutos (máximo).
Da Seleção
Serão selecionadas 10 (dez) propostas de documentários.
As propostas serão examinadas a partir da documentação encaminhada pelos realizadores por meio do envio online e, a seguir, por uma banca de jurados organizada e integrada por representantes do CANAL FUTURA e PARCEIROS.
O resultado final será divulgado pela internet no site do CANAL FUTURA (https://www.futura.org.br) no dia 18 de abril, bem como nos perfis do CANAL FUTURA e PARCEIROS nas redes sociais. Todas as propostas serão recebidas de forma confidencial e assim serão tratadas até a data de divulgação dos resultados.
Da Realização
O valor a ser pago pela FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO a cada proposta aprovada será de R$ 12.000,00 (doze mil reais). O desembolso será dividido em 3 parcelas, sendo: 40% na assinatura do contrato, 30% após envio do primeiro corte e 30% após envio e aprovação do corte final e das documentações exigidas.
O Guia de Produção para a execução das propostas selecionadas será liberado assim que autorizadas as produções. Ele serve como um guia de apoio para a construção narrativa escolhida pelo realizador. No entanto, cada proposta poderá conter o uso de material gráfico alternativo, desde que aprovado previamente pela equipe do CANAL FUTURA.
Para exibição no CANAL FUTURA será facultado à FUNDAÇÃO promover, em conjunto com o(a) realizador(a) proponente, pequenos ajustes e/ou edições na proposta enviada, a fim de adequá‐la ao compromisso editorial da programação do FUTURA ou às determinações de autoridades públicas.
Um banco de trilhas será disponibilizado às produções, mas os realizadores poderão usar trilhas originais desde que apresentem as devidas autorizações. O mesmo critério vale para o uso de material de acervo histórico, como fotos e vídeos. Todas essas informações também estarão detalhadas no Guia de Produção.
Das Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 01 de Abril. As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 18 de abril.
Leia o edital completo aqui!
Leia também: Museu Lasar Segall convida gratuitamente: Ateliê experimental práticas artísticas.