Conheça o trabalho do Artista Pernanbucano Kilian Glasner

Kilian Glasner é um artista plástico pernambucano. No entanto, se formou na Escola de Belas Artes de Paris e, desde então, se espalhou pelo mundo para expor seus desenhos.

Em maio deste ano, o ateliê de Glasner na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, pegou fogo. Num caráter de ressignificação, transformou os escombros do espaço em obras de representação do cosmos. Assim, criou 30 obras incluindo desenhos, objetos tridimensionais e um filme. A poeira e o carvão são, portanto, representantes do fogo e elementos estruturantes do universo.

As representações surgiram depois de uma viagem para o deserto do Atacama, onde visitei observatórios e contemplei o céu de uma forma mais ampla. Mais tarde, durante a noite do incêndio, quando tudo estava ainda em chamas, eu fui até a praia e me deitei na areia para olhar o céu. A imagem me confortou e resolvi usar o carvão que restou para produzir as obras”

Kilian Glasner

Esse trabalho de Kilian Glasner parte de pontos (microelementos) em tons de vermelho e amarelo e forma um espaço (macroelemento). Assim, o visitante contempla o céu a sua frente que existe numa linha tênue entre o real e o abstrato. Ainda que o artista tenha se inspirado em fotografias reais, os universos que criou com os resquícios de seu ateliê são imaginativos.

De outubro a novembro, as obras estiveram em exposição no CCBB-SP. Você pode conferir o tour pela exposição nesse link ou outras obras de Kilian Glasner em suas redes sociais.

Foto de Capa: Jc Online

Edifício Matarazzo: cartão postal de São Paulo

Bibliotecas Municipais: baixe livros em PDF (grátis)