O Edifício Matarazzo se localiza no Vale do Anhangabaú, no Viaduto do Chá. Lá funciona, desde 2004, a sede administrativa da Prefeitura Municipal. Além disso, o prédio é um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Até 2003 o Banco do Estado de São Paulo (BANESP) ocupou o prédio e, por isso, é conhecido como Banespinha até hoje.
Sua inauguração ocorreu na década de 30. O projeto original foi de Severo e Vilares e foi revisto pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini. Assim, tornou-se propriedade do empresário Francisco Matarazzo Júnior que deu nome ao edifício. Nele funcionou a sede da indústria da família e, posteriormente, em 1972, venderam para o Grupo Audi.
O grande bloco de mármore possui 14 pavimentos. Além disso, no terraço, há um jardim com mais de 400 espécies vegetais e um pequeno lago com carpas. É o perfeito contraste entre o lúdico e o maciço, o sutil e o denso.
A principal inspiração de Piacentini foi o estilo neoclássico. Sendo assim, a grandiosidade e a imponência eram os objetivos do Edifício Matarazzo. Aliás, o hall de entrada também é todo revestido de mármore travertino. É possível realizar uma visita gratuita no interior do prédio e no terraço, para mais informações é só clicar nesse link.
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro – São Paulo.