Conheça o Artista Mario Arrabal Pacheco

Meu nome é Mário Antônio Arrabal Pacheco e trabalho com gravuras, principalmente com o uso de materiais alternativos para a confecção de matrizes.

Tenho desenvolvido um método de gravação usando principalmente o papelão combinado ao vinil que seve ao mesmo tempo para os processos de impressão em metal e em relevo.

Ao mesmo tempo em que possibilitam agilidade ao trabalho, dispensam o isso de corrosivos e diminuem sensivelmente o custo de produção.

Descobri a gravura em 1976 através de um ateliê em São Paulo chamado “Atelier 11”. Era a casa de um amigo que hoje possui um espaço em Santos onde dá assistência técnica e impressão em gravura em metal para diversos artistas renomados.

Apaixonado pela técnicas e possibilidades da gravura em metal, ainda muito jovem, no ano seguinte me matriculei em um centro de gravuras em Genebra na Suiça onde fiquei durante dois anos.

O Centre Genevois de la Gravure funcionava como uma pequena comunidade onde os artistas moravam e tinham a disposição ateliês de metal, litografia, xilogravura e fotografia.

Esse foi um período muito rico em troca de experiências e aprendizado na volta ao Brasil, montei ateliê em São Paulo que com o passar do tempo esteve no Paraná, no Mato Grosso do Sul e na Bahia e hoje de volta a São Paulo.

Me envolvi em experimentação de materiais a cerca de 20 anos. Tenho trabalhado principalmente com a interação entre o papelão e o vinil. O exercício experimental te oferece tamanha liberdade de expressão que fica difícil citar influências.

Transito livremente tanto pelo figurativo com pelo abstrato mas as técnicas tradicionais da gravura em metal continuam sempre presentes. A arte é busca constante e ninguém tem a escolha de ser artista, É da arte essa escolha.

Como nem todos encontram uma oportunidade para divulgar seus trabalhos, o Click Museus decidiu abrir um espaço para os artistas do Brasil, aqui no site e nas nossas redes sociais. Ficou interessado? Divulga a sua: https://clickmuseus.com.br/voce-produz-arte-entao-mande-a-sua-para-nos-vamos-divulga-la-gratuitamente/

Porquê não pode tocar no acervo do Museu?

Referência aborda a História da África