Meu nome é Melissa Gouveia, tenho 25 anos e sou artista visual formada pela UNICAMP (Artes Visuais).
Participei de exposições coletivas como “Las Meninas”, no MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas) em 2018, “Experimentações da Arte em Projeto”, na Galeria do Instituto de Artes – Unicamp em 2017 e “o Caminho Do meio” , no Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp em 2016. Participei em 2020, com uma pintura digital intitulada “Sem Nome, Sem Rosto”, do livro digital “VISÍVEIS – I Anuário Filipa Edições”.
Desenvolvo um trabalho de pintura cuja linha de pesquisa se iniciou em meados de 2016. A centralidade do meu trabalho é a figura-humana no que tange a relação forma-conteúdo do conceito de devir.
O devir é exatamente a proposição de algo em processo, em curso, que não se fixa ou o que se constitui naquilo que lhe falta.
O corpo humano se apresenta nas minhas pinturas em sua incompletude e na assimetria da composição, no que tange a figura em relação ao vazio da tela/papel e da figura em si: a relação das linhas e os vazios em contraste com a densidade das cores e pinceladas.
O conceito de devir, se expressa na minha pintura em sua essência através do sensível, muito mais como algo que atinge os sentidos de forma direta, do que de forma representativa/simbólica, como uma figuração ilustrativa, compreendida no âmbito cognitivo, da inteligência.
Em resumo, a minha pintura deixa um espaço interpretativo aberto, as figuras em relação ao vazio se equilibram em sua assimetria e o transcurso é a primazia.
As minhas principais referências, no que tange a investigação artística, são os artistas Egon Schiele, Francis Bacon e Mira Schendel, assim como a arte tradicional japonesa (sumi-e e ukyo-e) no que se apercebe na questão do vazio e a assimetria nas composições.
Como nem todos encontram uma oportunidade para divulgar seus trabalhos, o Click Museus decidiu abrir um espaço para os artistas do Brasil, aqui no site e nas nossas redes sociais. Ficou interessado? Divulga a sua: https://clickmuseus.com.br/voce-produz-arte-entao-mande-a-sua-para-nos-vamos-divulga-la-gratuitamente/