Narrativas do Feminino no Museu Julio de Castilhos

Localizado em Porto Alegre/RS, o Museu Julio de Castilhos é o museu mais antigo do Estado, criado em 1903, estabelecido como um lugar de memória e de testemunho de relevantes fatos políticos, sociais, culturais e econômicos do RS. No mês de março apresenta sua primeira exposição virtual: Narrativas do Feminino. A mostra de longa duração também está presente no espaço físico da instituição (inaugurada em novembro de 2020), porém no mês que homenageia as mulheres, o MJC virtualizou a exposição para possibilitar as visitas sem que o público precise sair de casa (link para acesso disponível abaixo). Na página da mostra também é possível encontrar diferentes informações e curiosidades sobre as obras e itens que fazem parte do acervo e compõem a exposição, bem como conteúdos sobre o contexto, história, hábitos e culturas dos objetos utilizados e destinados às/pelas mulheres

Partindo do ano 1850 até meados do século XX, Narrativas do Feminino busca promover reflexões, debates, trocas e visibilidades sobre a trajetória e o percurso feminino de luta das mulheres no Rio Grande do Sul. A curadoria da mostra foi realizada por meio de um processo colaborativo entre oito pesquisadoras integrantes da equipe do museu, são elas: Angelita Silva (Mestra em Teoria da Literatura), Doris Couto (Mestra em Museologia e Patrimônio, Museóloga), Jade Mendes (Agente Cultural e Graduanda em Museologia), Juli Anne De Bem (Graduanda em Museologia), Maria José Alves (Historiadora, Mestra em Educação, graduanda em Museologia), Marina Albugueri (Bacharelanda em História), Morgana Bartz (Técnica em design de interior e graduanda em Museologia), e Victoria Paz (Graduanda em Jornalismo).

Lembramos que a instituição permanece fechada devido as orientações sanitárias sobre a pandemia, caso haja interesse em presenciar a mostra física é preciso verificar os horários e critérios para visitação. Para isso é possível entrar em contato com o museu por e-mail ou telefone. As informações estão nos links abaixo.

O quê: exposição Narrativas do Feminino

Onde: Museu Julio de Castilhos – espaço físico e virtual

Quando: disponível por tempo indeterminado

Quanto: visitas gratuitas no espaço físico e virtual

Link para visitar a exposição virtual: https://museujulio.wixsite.com/narrativasdofeminino

Saiba mais: https://cultura.rs.gov.br/visite-a-exposicao-virtual-narrativas-do-feminino

Imagens: Museu Julho de Castilhos.

Rittieli Quaiatto

Read Previous

Conheça a Artista Visual Melissa Gouveia

Read Next

Você conhece a lei 10.639/03?

Deixe uma resposta