Instituto de Arte Contemporânea (IAC) inaugura exposição virtual “mis piedras – Sergio Camargo”

O IAC é uma entidade cultural sem fins lucrativos, que preserva, pesquisa e divulga arquivos pessoais e obras de artistas nacionais modernos e contemporâneos, dispondo de espaços equipados para processar e conservar seu acervo, além de duas áreas de exposição, auditório e sala de atendimento a pesquisadores.

Sergio Camargo – Imagem: IAC

“Mis piedras – Sergio Camargo é um convite à intimidade do artista no seu vínculo com as obras em processo de criação, mas também com o espaço no qual o artista se dava a conhecer a si e àqueles que tiveram a feliz oportunidade de com ele conviver. Essa exposição, elaborada como uma derivação reflexiva do livro homônimo organizado pelos curadores dessa mostra para o Instituto de Arte Contemporânea, traz uma narrativa visual dos diversos ateliês do artista em Laranjeiras, Botafogo e Jacarepaguá no Rio de Janeiro, em Paris e Malakoff na França e no ateliê Soldani em Massa, na Itália. Além disso, trouxemos imagens das montagens de duas obras monumentais, a instalação mural do Palácio do Itamaraty e o muro de concreto do Centro Empresarial Itaú. Buscamos mostrar, ainda, algumas imagens de seu ‘jogo de xadrez’ feito em escalas as mais diversas. Finalmente, porém, igualmente importante, apresentamos imagens da remontagem de seu atelier de Jacarepaguá – o último – feito sob a orientação e cuidados de Raquel Arnaud e instalado em caráter permanente no Paço Imperial do Rio de Janeiro logo após seu falecimento. Cremos que manter em exposição o ateliê de Sergio Camargo é uma forma de adentrar, ainda que de maneira tangencial, seu rico e intrincado universo criador.”

Para conhecer a exposição virtual, acesse o link: https://www.artcuratorgrid.com/online-exhibition/mis-piedras–sergio-camargo

Conheça 18 museus alcoólicos ao redor do mundo

Conheça a Artista Visual Melissa Gouveia