CCBB Rio apresenta a exposição “Alphonse Mucha: O legado da Art Nouveau”

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro trás neste fim de ano a grande mostra “Alphonse Mucha: O legado da Art Nouveau”. A exposição que conta com mais de 100 obras originais do artista tcheco, é a maior já organizada no Brasil.

Mucha foi pintor, ilustrador e designer gráfico, tendo ficado mundialmente conhecido ao desenvolver o cartaz da peça de teatro “Gismonda” que estreou na Paris de 1939. Desde então, teve seu trabalho reconhecido e passou a ser convidado para desenvolver inúmeros projetos de publicidade. Desenhos, ilustrações, pinturas e objetos decorativos são apresentados nesse compilado inédito realizado pelo CCBB.

“A mostra é um tributo a um artista cuja obra, nos dias atuais, ficou mais conhecida que ele mesmo. Depois da morte de Mucha, em 1939, o trabalho dele caiu em um esquecimento quase total, sendo resgatado apenas a partir da década de 1960, quando elementos formadores do movimento de contracultura, como bandas de Rock e histórias em quadrinhos,  começaram a se apropriar de características visuais do trabalho dele”, disse Ania Rodriguez, curadora ao lado de Tomoko Sato.

O Artista que influenciou importantes quadrinistas como Adam Hughes e Barry Windsor Smith, terá sua exposição dividida em quatro partes: Mulheres – Ícones & Musas (sobre os cartazes sobre Sarah Bernhardt e outras obras publicitárias); O estilo Mucha – Uma linguagem visual (sobre as vertentes do artista); O poder da inspiração (sobre as obras alegóricas de Mucha) e O legado do “Le style Mucha” (sobre as obras redescobertas do artista, em 1963).

A exposição ficará em cartaz até 28 de fevereiro de 2021.

Conheça a Revista AFRICANIDADES do Museu Afro

MEC determina volta as aulas presenciais