Quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de outubro de 2022, das 19h às 21h
O objetivo da oficina é sensibilizar seus participantes em relação à escrita criativa a partir de uma perspectiva integral do fazer literário. Pretende-se apresentar e discutir elementos de confluência entre as artes literárias e performáticas, tais como a encenação, a contação de histórias e a declamação de poesia. A atividade será dividida em três módulos: (I) fundamentos da escrita literária e do exercício da criatividade; (II) a materialidade da linguagem verbal e a exploração de seus constituintes fundamentais – som, ritmo e prosódia –; (III) introdução à performance e à consciência corporal enquanto veículos de transmissão literária.
Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom. Faça sua inscrição aqui. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.
Programa do Módulo I
Aula1: Introdução ao módulo: De onde partimos quando escrevemos?
Aula 2: Leitura dos textos dos alunos.
Exemplos de escritores com diferentes hábitos de escrita.
Aula 3: Exemplos de disparos para a escrita.
Aula 4: Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos ao longo encontros anteriores.
Confira os programas do Módulo II (clicando aqui), com Rodrigo Bravo, e do Módulo III (clicando aqui) , com Maria Vitória Laurindo Siviero.
Julia Bac é formada em História (PUC/SP, 2004), em Artes Visuais (Centro Universitário Belas Artes/SP, 2009), especialista em História da Arte (FAAP/SP, 2007). Em 2010 foi contemplada com a High Potential Scholarship para o mestrado em Arte e Patrimônio na Universidade de Maastricht (Holanda, 2011). Na área literária, se formou no núcleo de ficção do Curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP, 2018). Fez o CLIPE/Poesia da Casa das Rosas (SP, 2017). Publica seus poemas no blog papelpele.com e em zines que faz e distribui de maneira independente. Recentemente publicou o livro duas mortes pela editora 7letras.
Fonte, foto e texto: Casa das Rosas