Museu do Pontal convida: festival e exposições dedicados ao circo (grátis)

O Museu do Pontal celebra, no dia 8 de outubro de 2022um ano de atividades em sua nova sede na Barra da Tijuca com um festival e uma exposição dedicados ao Circo. Uma lona de circo instalada na Praça-Jardim irá receber profissionais deste maravilhoso universo durante todo o mês de outubro, no Festival “O Circo Chegou!”. E, especialmente, nos dias 8 e 9 de outubro, além de mais de 20 atrações circenses, o Museu do Pontal receberá a feira Junta Local, com 40 expositores. O Festival acompanha a exposição “O Circo Chegou!”, com curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, com aproximadamente 70 conjuntos de peças, que celebra um ano da nova sede, na Barra.

Em torno da obra “O circo”, do magistral artista Adalton Fernandes Lopes (1938-2005), de Niterói, a mostra reúne trabalhos de outros 17 grandes artistas populares. Complementam a exposição fotografias que abordam o universo mágico do circo e da comicidade popular, através dos olhares de nove fotógrafos,como o francês Pierre Verger e o carioca Ratão Diniz. O Museu do Pontal traz ainda para o foyer um recorte da “Ocupação Benjamim de Oliveira”, exposição do Itaú Cultural que apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil. Nos dias 8 e 9 de outubro vans gratuitas farão o trajeto entre a estação do metrô Jardim Oceânico e o Museu do Pontal.

Desde 9 de outubro de 2021, quando a nova sede foi aberta ao público, o Museu do Pontal já recebeu mais de 60 mil pessoas, um número duas vezes superior ao esperado, e três vezes superior à média anual de seu antigo endereço, no Recreio dos Bandeirantes.

Com a proposta de ser um centro cultural, o novo Museu do Pontal oferece intensa programação de espetáculos e oficinas que celebram a diversidade da cultura popular brasileira. Em um ano, foram realizados mais de 120 espetáculos e oficinas, que envolveram a apresentação de mais de 400 mestres/ artistas/músicos/palhaços do Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Ceará, Pará e Mato Grosso, entre outros estados. Neste ano, um dos grandes destaques foi o Festival Julino, que reuniu mais de 10 grupos, incluindo a rainha da cirandaLia de Itamaracá, com 4 mil espectadores.

Fonte, foto e texto: Museu do Pontal

Casa das Rosas oferta: laboratório de Literatura e Performance (online e gratuito)

Oficina de reparos em Livros na Casa Guilherme de Almeida (grátis)