Breve história do Shopping Light

O Theatro São José foi muito importante para o desenvolvimento cultural de São Paulo. O seu primeiro prédio teve inauguração em 1864, no Largo São Gonçalo. No entanto, após um incêndio no carnaval de 1898 que o destruiu, construíram um novo, ao lado do Viaduto do Chá. O novo edifício teve projeto do arquiteto Carlos Ekman e foi aberto ao público em 1909.

Porém, em 1911, inaugurou, também na cidade de São Paulo, o Theatro Municipal, o que causou impacto tanto na programação quanto na quantidade de público. Assim, em 1919, encerrou suas atividades e acabou sendo adquirido pela Light, empresa de fornecimento de energia. Então, o edifício seguiu de pé até 1924 quando sofreu nova demolição novamente para dar lugar ao Edifício Alexandre Mackenzie, cerca de cinco anos depois, que abrigaria as instalações da empresa e onde, atualmente, funciona o Shopping Light. Aliás, o entulho da demolição do Theatro São José serviu para o aterramento da região do atual Mercado Municipal de São Paulo.

Galeria de imagens

No primeiro andar, ainda é possível ver o balcão original de 1929. As janelas e portas possuem um sistema de segurança que transforma todo o prédio em uma gigantesca caixa-forte e, por falar em segurança, há mais de vinte e oito cofres espalhados pelo edifício que se conectam por escadas. Outro elemento original são os elevadores americanos que datam do início do século XX e são feitos de cobre, ferro e madeira. Além disso, ainda existem a escadaria de mármore original e as passagens subterrâneas que ligam o edifício ao Theatro Municipal e à Galeria Formosa (que possibilitavam que a superintendência da Light e, posteriormente, da Eletropaulo tivesse, acesso aos espetáculos mais facilmente).

Em 1983, Luiz Antonio de Assis Carvalho, então superintendente da Eletropaulo entrou com um pedido para o tombamento do edifício pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A decisão oficial veio no ano seguinte e a instituição o tombou como monumento de interesse arquitetônico.

Além das lojas, serviços e restaurantes que agora ocupam o Shopping Light, também é possível realizar uma visita guiada para conhecer mais sobre o prédio.

Breve história da Galeria do Rock

Os murais hiperrealistas de Carlos Alberto GH