As 12 escritoras feministas que você precisa conhecer

O Dia Internacional da Mulher foi estabelecido oficialmente em 1970. Esta data simboliza a luta histórica das mulheres para igualar suas condições às dos homens. Originalmente, a data referia-se à exigência de salário igual para trabalho igual, mas agora simboliza mulheres que lutam não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Não há limites que impeçam uma mulher de fazer o que quer e de fazer o que quer quando quer. Embora a literatura tenha sido historicamente um ambiente dominado por homens, hoje as mulheres também têm um lugar no mundo da escrita. Se você deseja atualizar sua estante com mais livros que eles escreveram, esta lista pode ajudá-lo a começar.

Judith Butler

A filósofa Judith Butler pode ser considerada uma das principais protagonistas dos movimentos modernos em relação à sexualidade em geral.

Embora tenha lidado diretamente com as questões feministas, sua principal obra “Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade” trata sobre os pilares da teoria Queer.

Foi uma das principais defensoras do casamento de mesmo sexo

Simone de Beauvoir

A autora Parisiense Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir é sem dúvida um dos maiores expoentes do pensamento feminista do século passado.

Entretanto, suas teses de que a posição da mulher era um conceito criado pela sociedade acabaram por moldar as bases que sustentam o feminismo atual.

Segundo ela, o papel da mulher não se define por algum fator biológico, psíquico ou econômico. A presença e lugar da mulher são moldados pela sociedade em que ela está inserida.

Foi uma das principais críticas para as morais religiosas que muitas vezes oprimiam as mulheres.

É difícil encontrar uma obra só que destaca seu trabalho, entretanto podemos tentar exemplificar com o livro Segundo Sexo, que representa bem a parte da crítica às religiões.

Sem dúvida um dos escritores feministas mais importantes da história.

Conceição Evaristo

Conceição atuou como professora da rede municipal do Rio de Janeiro, mas também é ativista do movimento de valorização da cultura negra no país. Assim, desde os anos 90, publica contos, poemas, ensaios e ficções sobre a temática. Sua versatilidade acompanha uma escrita não-linear, que, portanto, se constrói por caminhos, por vezes, sinuosos e labirínticos, e que, quase sempre, tem uma figura feminina como centro. No entanto, o tom crítico e denunciador da escritora não exclui a sensibilidade com que enxerga o mundo e o imprime em palavras.

Clarice Lispector

Tímida e ousada, caótica e intensa, são adjetivos que sempre tiveram presentes na vida e na obra de Clarice Lispector. Principal nome de uma tendência intimista na literatura brasileira, Clarice propôs uma viagem ao consciente individual: a experiência interior passa para o primeiro plano da criação literária, deixando em segundo plano o meio externo, o homem e sua condição social. Por isso, Clarice Lispector acabou se tornando uma uma lenda da literatura do século XX, uma das escritoras mais notáveis e importantes da literatura brasileira, não somente no Brasil, mas em toda a literatura ocidental.

Florbela Espanca

Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa que escreveu importantes sonetos e contos da literatura portuguesa. Ela é uma das primeiras feministas em Portugal.

Fiorbela da Alma da Conceição, conhecida como Florbela Espanca, nasceu em Portugal em 1894. Foi uma importante poetisa que escreveu sonetos e contos da literatura portuguesa.

Sua poesia possui estilo peculiar e rico conteúdo emocional, combinando sofrimento, solidão, desilusão e desejo de felicidade.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em 15 de setembro de 1977 em Enugu (Nigéria). Atualmente é uma das maiores vozes da literatura africana, seu trabalho abrange tanto os dramas sociais quanto a situação dos imigrantes nos Estados unidos, seu trabalho foi traduzido para mais de trinta idiomas.

Virginia Woolf

Virginia Woolf foi uma das escritoras mais importantes do modernismo britânico, produzindo algumas das obras mais importantes da literatura inglesa entre as duas guerras mundiais. Além de ser uma das maiores romancistas líricas da Inglaterra, ela escreveu contos, duas biografias, vários ensaios, uma peça e até traduziu um livro do russo Dostoiévski.

Nora Roberts

Um dos maiores fenômenos da literatura americana, a autora publicou mais de 200 livros durante seus 4 anos de carreira. Como resultado, ela se tornou uma das escritoras mais importantes e famosas de sua geração.

Monique Wittig

Monique Wittig, escritora e poetisa francesa, ensina estudos de gênero na Universidade do Arizona. Wittig é considerada uma pioneira da teoria queer, mas sua escrita começou principalmente nas décadas de 1960 e 1970. O primeiro foi publicado em 1969 sob o título “Guerrilha”, e uma de suas obras mais famosas foi publicada em 1992 sob o título “Heterossexualidade e a mente dos outros”.

Isabel Allende

Escritora chilena conhecida por escrever sobre protagonistas femininas em um estilo literário conhecido como realismo mágico.

Carolina Maria de Jesus

A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus é autora do livro “Quarto de Despejo”, o livro narra a história de sua vida contada no cotidiano cheia de lutas, superações e dores – ela era negra e favelada. O livro é o primeiro trabalho sobre moradores de favelas, sua repercussão despertou muitas discussões sobre a qualidade de vida das pessoas que ali viviam.

Jane Austen

Escritora inglesa nascida em 16 de dezembro de 1775. Começou a escrever textos literários por volta dos 12 anos de idade. E com a idade de 20 anos, já tinha atingido certa maturidade artística.

Museu Judaico de São Paulo- Vaga Estagiário (a) Comunicação

TV CULTURA- DIVERSAS VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS