A casa mais antiga da Cidade de São Paulo está localizado no bairro do Tatuapé

Você já ouviu falar na árvore que faz os melhores arcos de violino do mundo? Não?! E da árvore que deu nome a um país? Também não?! Mas e do Pau-Brasil, já ouviu falar, né? Mas e aí, já viu uma de perto?  Se ainda não viu, você precisa visitar a Casa do Tatuapé. 

Crédito da Imagem: Museu da Cidade de São Paulo

Localizada em uma ruazinha paralela à Av. Celso Garcia, no seu jardim, além de pau-brasil, é possível encontrar orquídeas, pé de mamão, pitangueira, goiabeira, ingá, roseiras; há também um lindo Ipê roxo, que derrama suas flores por toda a calçada, que assim como arquitetura da casa, é o alvo preferido dos amantes da fotografia. 

A Casa do Tatuapé fora erguida no tempo em que os homens se locomoviam pela Cidade navegando pelo Rio Tietê. E foi desse rio que o barro das paredes do Museu foi retirado para a levantar a casa. Toda a construção fora feita por indígenas que foram escravizados e, segundo os vizinhos, é possível ouvir gritos, batuques e sons de correntes se arrastando pelo espaço. Dizem que são os espíritos dos escravizados, que ainda esperam por justiça.  

Crédito da Imagem: Prefeitura de SP

Mais do que contar a história do bairro do Tatuapé, a casa conta a história da Cidade de São Paulo. Dentro dos seus oito cômodos, que podem ser visitados e fotografados um a um, há dois pisos superiores que foram usados como cofres por décadas, onde grãos, ferramentas e joias eram guardados.

Se for em grupo, aproveite para pedir uma visita guiada; os educadores têm à disposição do público jogos com temática de arquitetura, arqueologia, cultura indígena, além de mapas e fotografias sobre a história do bairro e da Cidade. 

Foto: Pri Poltoniere

Endereço:

Rua Guabijú, 49 – Tatuapé, São Paulo – SP

Tel:  (11) 2296-4330

Read Previous

Agência Queixadas lança curso “Tretas, tratos e tramas: gestão e construção de territórios educadores”

Read Next

Visite o Museu do Dentista próximo ao metrô tiête

One Comment

  • Que beleza: falam que é a mais antiga mas não dizem de quanto é. Não faz sentido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *