Com o início das comemorações centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, é fundamental relembrar os artistas que participaram deste acontecimento histórico. O evento aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo nos dias 12, 15 e 17, divididos por temas específicos, como música, dança e recital. Apenas a exposição de quadros e esculturas foi constante a semana toda, no saguão do Theatro, com 100 obras dos artistas Emiliano Di Cavalcanti, Anita Malfati, Candido Portinari, Victor Brecheret , John Graz, entre outros.
A presença das artes visuais na Semana de Arte Moderna de 1922 e suas obras significaram uma busca pela ruptura com o conservadorismo vigente na produção literária, musical e visual da época. Apesar da exposição não trazer uma nova linguagem estética em si, ela contribuiu muito para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. Abaixo, conheça alguns dos artistas:
Victor Brecheret
Nascido em Farnese (Itália) em 1894, Victor Brecheret foi escultor, desenhista e é considerado o “polo” do grupo dos futuristas de São Paulo. Em 1912, iniciou sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, para aprender desenho, entalhe em madeira e modelagem. Em 1920, elaborou a maquete para o Monumento às Bandeiras, tendo concluído o projeto em 1953. Registrado na Itália como “Vittorio Brecheret”, o artista adotou seu nome no Brasil como “Victor Brecheret” e aos 30 anos de idade recorreu à Justiça para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América, bairro de São Paulo. Assim, o artista estabeleceu a sua nacionalidade brasileira também, e passou a ter dupla cidadania.
O artista apresentou doze obras durante a Semana de 22, como Gênio, Ângelus, Só-ror Dolorosa, Ídolo, Regresso, Pietá, Cabeça de Mulher, Cabeça de Cristo, Sapho, Torso, Baixo Relevo, Victória. Entretanto, Victor Brecheret não estava no evento, pois estava ausente do país, em Paris, desde julho de 1921.
John Graz
Nascido em Genebra (Suíça) em 1891, John Graz foi um pintor, escultor e teve grande atuação em projetos de decoração residenciais, criando vitrais e realizando o design de móveis e peças como portas, fechaduras e luminárias. De 1911 a 1913, na Escola de Belas Artes de Munique, estudou decoração, design e publicidade com Carl Moos. Em suas viagens para a Europa, tem contato com cubismo, fauvismo e futurismo, além de estudar decoração, design e publicidade.
Convidado por Oswald de Andrade, Graz participa da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo sete obras. No mesmo ano tem um de seus trabalhos publicados na revista Klaxon, 7ª edição, principal veículo dedicado à propagação das ideias lançadas pelos modernistas paulistas.
Para acompanhar a programação do centenário da Semana de 22, acesse o site: https://agendatarsila.com.br/
O Click Museus é um projeto que trabalha a fim de aproximar o público dos museus, democratizando o acesso às instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/
Comentários