Você tem memória de que?

A memória está em tudo: desde o álbum de família, os conceitos acadêmicos de várias áreas, o telefone celular, as cicatrizes e até o cheiro de café. Todos esses elementos são muito falados pela internet afora, no entanto a memória em si, normalmente, fica em segundo plano. E por que não torná-la o centro?

Assim, no último dia 27 de janeiro, eu, a Débora Koury e a Rayssa Lisbôa, parceiras da Museologia, lançamos no Instagram o projeto “Você têm memória de que?” que pretende falar justamente dela, a memória, partindo de conhecimentos da Museologia, área de formação das criadoras, e atrelando-os aos aspectos cotidianos, às experiências, ao carinho.

De ontem em diante serei o que sou no instante agora
Onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho […]
Quem surgiu primeiro? O antes, o outrora, a noite ou o dia?

O Teatro Mágico – De ontem em diante

A memória pode ser afetiva, sensível e baseada na troca. A proposta é criar um espaço de aconchego para lembrar, relembrar, esquecer e construir memórias. Sem pressa e sem pressão. Ela pauta o cotidiano da sociedade, definindo espaços e tempos através da publicidade e da cultura da nostalgia, por exemplo. Então, compreendê-la é, também, compreender a si mesmo e o seu lugar no mundo.

Um projeto, uma ideia, um espaço de troca

O perfil no Instagram vai compartilhar experiências, propor novas percepções sobre o entorno, incentivar as lembranças que trazem sorrisos e oferecer ferramentas de independência para quem topar participar dessa ideia. Além disso, a Newsletter vai dividir uma curadoria quinzenal de coisas bonitas porque coisa bonita nunca é demais, não é? E, por fim, o Podcast quer explorar o universo memorável – não resisti ao trocadilho! – da memória por meio da conversa.

De que vale a memória se ela não puder ser compartilhada? E, por que não, transformada? Não sei se o projeto vai responder essas perguntas, mas garanto que vai gerar outras novas.

E você, têm memória de que?

Se tiver interesse, o link para acompanhar todas essas ideias é esse: https://linktr.ee/memoriadeque

E-book “Miradas para a América Latina” do Memorial da América Latina para download

Conheça a Artista Judy Duarte