Vida e Obra de Pablo Picasso

Você conhece a vida e obra de Pablo Picasso? Este que foi um dos principais artistas da era moderna não pode ficar desconhecido por nenhum amante da arte. Principalmente se levarmos em conta movimentos importantes e expressivos que afetaram até mesmo o Brasil.

Sendo assim, nós do Click Museus trouxemos para você um pequeno resumo de toda a jornada deste incrível artista. Então o nosso objetivo é te deixar informado e inspirar você a prosseguir no estudo das artes.

Vamos conferir?

Vida e Obra de Pablo Picasso

Nascido em 1881, este foi um dos principais pintores da Espanha, sendo o criador do movimento cubista que inaugurou parte do que chamamos de arte abstrata.

Foi um grande expoente do movimento modernista e criador de várias obras influentes como por exemplo:

• Guernica
  • A pomba da Paz
  • Demoiselles d’Avignon

Seu nome completo era Pablo Ruiz y Picasso e seu nascimento ocorreu na cidade de Málaga. Foi filho de José Ruiz Blasco, que era um professor de História da Arte e de Desenho que acabou por motivar grande parte da sua paixão.

Determinado desde cedo a fazer arte, iniciou criando desenhos para representar touradas. Seus estudos formais então se iniciaram quando ele tinha 14 anos na Escola de Belas-Artes de Barcelona.

Seu primeiro estúdio foi alugado por seu pai enquanto ele ainda tinha 15 anos, mesmo ano em que sua pintura “Primeira comunhão” foi incluída na Exposição Municipal de Barcelona.

Aos 16 anos de idade buscou e teve êxito para entrar na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, porém seus métodos o fizeram desistir rapidamente.

Sua primeira exposição própria ocorreu em 1901 na França, onde o dono de seu estúdio alugado acabou por fazer contatos importantes com empresários da região.

Início do seu período moderno

Porém, em 1906 iniciou os estudos que o levaram para um formato de arte completamente novo, chamado de “Cubismo”. Primeiramente o objetivo era retratar um mundo tridimensional em uma tela de modo diferente do tradicional.

No final de sua vida começou também a investir em esculturas e cerâmica, tendo um ótimo resultado.

Concluiu então sua vida em Paris, ao falecer em 1973 com mais de 90 anos de idade.

Por hoje é isso, esperamos ter trazido um pouco mais de conteúdo sobre este artista tão importante. Mas se quiser ouvir ainda mais sobre a vida e obra de Pablo Picasso é só pedir pelos comentários, ok?

Até a próxima!

FGV oferta mais de 80 cursos online gratuitos com certificado

5 Museus com acessibilidade em São Paulo

One Comment

• Qual é o nome da obra ?
    obrigado pela sua atenção.