ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Viajando com a Arte: Recife

Viajar é uma delícia por vários motivos. Um deles sem dúvida é poder conhecer outras culturas e ampliar o nosso repertório! Em 2020, os planos de viagem foram quase todos frustrados. Mas você pode curtir e descobrir outras culturas do seu sofá, conhecendo melhor os artistas da região. Hoje vamos falar de Recife!

Francisco Brennad

O pintor e escultor recifense é um dos mais emblemáticos da região. Dois espaços culturais da capital de Pernambuco são dedicadas ao seu trabalho: o Parque de Esculturas de Francisco Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Sua especialidade eram as cerâmicas, que ele decidiu estudar a fundo inspirado pelo artista espanhol Antoni Gaudí. Juntou-se a Ariano Suassuna no Movimento Armorial, cuja intenção era criar uma arte erudita com raízes na cultura popular nordestina.

Torre de Cristal – Parque das Esculturas Francisco Brennand
Escultura Marco Zero de Recife
Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Samuel d’Saboia

O recifense é o mais jovem e contemporâneo nome da arte pernambucana. Em 2018, fez sua primeira exposição individual em Nova Yorque aos 21 anos. Apesar do sucesso, sua arte é inspirada principalmente em eventos trágicos e na sua experiência crescendo em situação de vulnerabilidade.

Gilvan Samico

Gilvan Samico foi um dos maiores artistas da Xilogravura brasileira. Essa é a técnica característica da literatura de cordel, tão presente na cultura recifense e nordestina em geral. Também participante do Movimento Armorial, buscou representar narrativas e crenças locais, povoando seu trabalho com personagens bíblicos e seres míticos.

A Mão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra66050/a-mao>. Acesso em: 05 de Out. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
O Encontro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra66058/o-encontro>. Acesso em: 05 de Out. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
O Boi Feiticeiro e o Cavalo Misterioso. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra66069/o-boi-feiticeiro-e-o-cavalo-misterioso>. Acesso em: 05 de Out. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

Luciana Sodré

Read Previous

A arte das mixtapes

Read Next

Live sobre a arquitetura e expografia do Museu Catavento

Deixe uma resposta