Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Viajando com a Arte: Recife
Viajar é uma delícia por vários motivos. Um deles sem dúvida é poder conhecer outras culturas e ampliar o nosso repertório! Em 2020, os planos de viagem foram quase todos frustrados. Mas você pode curtir e descobrir outras culturas do seu sofá, conhecendo melhor os artistas da região. Hoje vamos falar de Recife!
Francisco Brennad
O pintor e escultor recifense é um dos mais emblemáticos da região. Dois espaços culturais da capital de Pernambuco são dedicadas ao seu trabalho: o Parque de Esculturas de Francisco Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Sua especialidade eram as cerâmicas, que ele decidiu estudar a fundo inspirado pelo artista espanhol Antoni Gaudí. Juntou-se a Ariano Suassuna no Movimento Armorial, cuja intenção era criar uma arte erudita com raízes na cultura popular nordestina.
Samuel d’Saboia
O recifense é o mais jovem e contemporâneo nome da arte pernambucana. Em 2018, fez sua primeira exposição individual em Nova Yorque aos 21 anos. Apesar do sucesso, sua arte é inspirada principalmente em eventos trágicos e na sua experiência crescendo em situação de vulnerabilidade.
Gilvan Samico
Gilvan Samico foi um dos maiores artistas da Xilogravura brasileira. Essa é a técnica característica da literatura de cordel, tão presente na cultura recifense e nordestina em geral. Também participante do Movimento Armorial, buscou representar narrativas e crenças locais, povoando seu trabalho com personagens bíblicos e seres míticos.