Vaga para Pesquisador(a)- Observatório das Favelas

#Vaga para Pesquisador(a)- Observatório das Favelas- RJ

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro torna pública a seleção de pesquisadora no eixo de Políticas Urbanas.
1 – Informações Gerais
1.1 – Sobre o Observatório de Favelas:
O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil de interesse público, com sede na Maré, no Rio de Janeiro. Desde 2001, nos dedicamos à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e periferias e promover o direito à cidade. Desenvolvemos
pesquisas, metodologias de intervenção, mobilização e incidência política que buscam contribuir para a redução das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir das favelas e periferias.

O eixo de Políticas Urbanas se dedica à produção de diagnósticos e metodologias de intervenção que contribuam para a redução das desigualdades sociais a partir da vivência e dos saberes urbanos populares, em particular das favelas e periferias. A partir deste eixo, mobilizamos e promovemos incidências políticas sobre os poderes públicos por meio da proposição de conceitos e implementação de tecnologias sociais de referência, apontando caminhos que fortaleçam a democracia, reduzam desigualdades estruturais e garantam o “Direito à cidade”. A área atua a partir da metodologia “Território Inventivo”.

Iniciado em 2014, é uma tecnologia social criada pelo Observatório de Favelas para desenvolvimento de pesquisas e formações voltadas para estratégias de mobilização social e incidência no campo de políticas urbanas em favelas.
1.3. Número de vagas: 1 (uma).
Esta vaga é exclusiva para mulheres (cis e trans). Incentivamos a candidatura de mulheres negras, LBTs, indígenas, PcDs e moradoras de favelas.
1.4. Pré-requisitos:

• Graduação em Geografia, Ciências Sociais, Planejamento Urbano ou áreas afins.
  • Experiência em pesquisas urbanas sobre favelas, com foco nos temas habitação, saúde, meio ambiente ou patrimônio/memória.
  • Experiência com projetos de formação ou mobilização com foco na temática urbana.
  • Experiência ou participação no desenvolvimento de formações, oficinas, organização de seminários e outros eventos.
  • Capacidade de organização e cumprimento de prazos.
  • Boa redação.
  • Disponibilidade de incorporação imediata.
  • Residir na cidade do Rio de Janeiro ou região metropolitana.

• 1.5. Habilidades e requisitos desejáveis:
  • Experiências com pesquisas qualitativas e quantitativas.
  • Facilidade na interlocução com parceiros externos para práticas de articulação e mobilização.
  • Experiência prévia em atividades de incidência política junto a instituições governamentais e participação em articulações da sociedade civil.
  • Experiência prévia nos campos de gênero e raça, ligados à questão urbana.
    1.6. Atividades prioritárias
  • Realização de atividades de pesquisas urbanas, qualitativa e quantitativa, sobre favelas.
  • Participação na organização de processos formativos, prioritariamente para moradoras de favelas e periferias.
  • Participação em atividades de mobilização, articulação territorial e instâncias de diálogo com a sociedade civil.
  • Contribuição na elaboração de textos e relatórios.
  • Participação em reuniões de equipe semanais e agendas institucionais.

• 1.7. Recursos financeiros: R$3.500,00
    1.8. Local de trabalho: As atividades presenciais serão realizadas na sede do Observatório de Favelas, localizado na rua Teixeira Ribeiro, 535 – Maré, Rio de Janeiro.
    1.9. Modalidade de contratação: MEI ou PJ
    2 – Das Inscrições:
    2.1 – As inscrições devem ser efetivadas mediante o preenchimento de formulário online (AQUI), que inclui informações pessoais e profissionais, currículo e resumo da trajetória. O formulário deve ser preenchido impreterivelmente até o dia 29 de agosto de 2024.
  • 2.2 – O Observatório de Favelas não se responsabilizará por inscrições não
  • recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
  • bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
  • 3 – Etapas da Seleção
  • A seleção será realizada mediante análise de formulários, currículos e entrevistas.
  • Etapa I:
  • ● Análise da inscrição e currículo
  • As candidatas pré-selecionadas nesta etapa, serão convocadas para a etapa II do
  • processo de seleção.
  • O resultado da etapa I será comunicado até o dia 31 de agosto de 2024.
  • Etapa II:
  • ● Entrevistas
  • As entrevistas com as candidatas pré-selecionadas na etapa I, ocorrerão até o
  • dia 02 de setembro de 2024.
  • O resultado final será comunicado até o dia 05 de setembro de 2024.
  • 4 – Calendário
  • Inscrição via formulário online: de 22 a 29 de agosto
  • Chamada das selecionadas para entrevistas: 31 de agosto
  • Entrevistas: 03 de setembro.
  • Até 05 de setembro as candidatas receberão comunicado do resultado final de sua candidatura por e-mail.
  • Início do Trabalho – 06 de setembro. (PDF)

Vaga de Educador(a) Social- Fundação Gol de Letra

Vaga de Analista de Controladoria Sênior- Museu Catavento