#Vaga de Gerente de Educação e Pesquisa- OFICINA FRANCISCO BRENNAND
A Gerência de Educação e Pesquisa de um museu desempenha um papel crucial na intermediação entre o público e o acervo do museu, bem como na produção de conhecimento científico e educativo.
Essa gerência é responsável por elaborar e implementar programas educativos, desenvolver atividades de extensão e promover a pesquisa acadêmica relacionada ao acervo e às temáticas do museu.
Principais atribuições da Gerência de Educação e Pesquisa:
1. DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS
– Criar e coordenar programas educativos que engajem diversos públicos, incluindo escolas, universidades, famílias, agentes culturais, grupos comunitários e visitantes em geral.
– Promover agendamento de visitas com mediações, oficinas, residências, palestras e séries de vídeo, entre outras ações que promovam a reflexão e a disseminação de práticas envolvendo educação.
2. FORMAÇÃO
– Oferecer formações e capacitações para educadores (sejam eles professores, mediadores de museu, educadores informais), guias turísticos e outros profissionais do museu.
– Organizar cursos, seminários e workshops com profissionais e pesquisadores das áreas, aprofundando as práticas dos profissionais dentro e fora do museu.
3. PESQUISA E PUBLICAÇÕES
– Fomentar a pesquisa acadêmica sobre o acervo do museu e temáticas relacionadas.
– Publicar catálogos, artigos científicos, livros e materiais de educação que promovam reflexões críticas sobre diferentes modalidades de ensino na contemporaneidade.
– Desenvolver parcerias com instituições de ensino e pesquisa para a realização de estudos e projetos conjuntos.
4. PROJETOS DE EXTENSÃO
– Implementar projetos de extensão que integrem o museu à comunidade, promovendo ações culturais, sociais e educativas.
– Desenvolver atividades que dialoguem com as necessidades e interesses da comunidade local e regional.
5. SALVAGUARDAR ACERVOS E DOCUMENTAÇÃO
– Assegurar que as informações sobre o acervo estejam acessíveis para pesquisas e consultas públicas.
– Integrar novas tecnologias e metodologias educacionais nas atividades do museu.
– Desenvolver plataformas e recursos que possam ampliar a noção de mediação, promovendo diferentes relações entre experiências de mediação.
6. GESTÃO DE EQUIPE E PROJETOS
– Organização de um organograma da equipe de Educação e Pesquisa junto a diretoria.
– Gerir encontros sobre a programação cotidiana do museu, assim como a gestão do programa como um todo.
– Coordenar a equipe de educadores, produção de educação e orientadores de público.
– Elaborar projetos e gerir os que forem desenvolvidos dentro da Oficina Francisco Brennand, em diálogo aos outros setores do museu. A Gerência de Educação e Pesquisa da Oficina Francisco Brennand, por exemplo, não apenas coordena visitas e atividades educativas, mas também promove diálogos e conferências com profissionais que contribuem para uma ecologia de saberes. Além disso, participa na criação de publicações educativas e no desenvolvimento de residências artísticas, oferecendo um espaço de aprendizado e troca contínua para artistas, pesquisadores e o público em geral.
REQUISITOS PREFERENCIAIS:
Graduação em Ciências Humanas, Pedagogia ou Artes; Cursos de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) serão bem recebidos; Experiência prévia de no mínimo 3 anos em áreas de educação museal e/ou pesquisa em museus de arte ou espaços culturais.
– Informações sobre valores de salário e benefícios serão passados aos selecionados para entrevistas”
Dúvidas: dp@oficinafranciscobrennand.org.br
Inscreva-se, click aqui