Vaga de Analista de Documentação e Acervo- Sindicato Nacional dos Aeronautas

#Vaga de Analista de Documentação e Acervo- Sindicato Nacional dos Aeronautas

Descrição da vaga:

Desenvolver atividades na área de pesquisa histórica e documentação no Centro de Memória e Documentação (CMD) do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Contribuir no desenvolvimento de conteúdo e atividades no campo da memória política do Sindicato, da Aviação Civil, sobretudo a brasileira, e demais ações de comunicação do CMD. Participar do incremento e acompanhamento de atividades, da conservação e organização do acervo. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, a critério da Coordenação.

Responsabilidades:

Processamento técnico de arquivos:

Apoiar ações de manutenção do acervo;

Auxiliar nos diagnósticos e análises dos arquivos e coleções;

Catalogar, descrever e indexar documentos (dimensionais, tridimensionais, nato digital, áudio e audiovisual);

Alimentar banco de dados e demais sistemas de informação;

Realizar pesquisas especializadas, sobre a história do SNA e da aviação civil;

Atuar na interface entre a catalogação, conservação e digitalização do Centro de Memória e Documentação;

Colaborar na aplicação de normas e recomendações próprias da Biblioteconomia, Arquivística e/ou Museologia;

Digitalizar documentos;

Organizar e tratar arquivos e coleções de natureza física e digital

Dar atendimento especializados de solicitações relacionadas ao acervo documental, tanto para o público externo como para os Departamentos (Jurídico, Financeiro e Recursos Humanos);

Apoiar na seleção e preparação de conteúdos para divulgação em conjunto com o setor de Comunicação do SNA;

Contribuir na elaboração de textos e relatórios;

Colaborar na produção de publicações;

Acompanhar conjuntamente com a Coordenação a execução de projetos, fluxos e cronogramas.

Formação:

Ensino superior completo, preferencialmente em História ou Ciências Humanas (Arquivística, Ciências Sociais, Museologia e Biblioteconomia) e desejável formação complementar na área.

Outros requisitos:

Desejável no mínimo 06 meses atuando na área de pesquisa histórica e documentação.

Habilidades e conhecimentos específicos:

Experiência requerida:

Conhecimentos gerais de história, arquivo e conservação de documentos;

Conhecimentos sobre normas e recomendações da Biblioteconomia, Arquivística e/ou Museologia;

Acervos bibliográficos e arquivísticos (arquivos pessoais e institucionais);

Conhecimentos sobre preservação física e digital;

Conhecimentos sobre preservação audiovisual;

Digitalização de documentos e tratamento de arquivos digitais;

Manuseio de banco de dados;

Boa comunicação oral e escrita;

Pacote Office, Banco de Dados nível intermediário e pesquisa na Internet.

Habilidades Comportamentais:

Dinamismo, Organização e Capacidade de trabalho em equipe. Proativo e responsável. Identificação com as atividades e capacidade de propor soluções.

Detalhes da vaga:

Remuneração: a combinar

Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Vaga – 100% Presencial

Local: São Paulo – SP (próximo ao aeroporto de Congonhas)

Horário: Segunda a sexta feira, sendo 8 horas por dia com horário flexível entre 08h00 e 10h00 para início da jornada

Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Seguro de vida em grupo, Tíquete-alimentação (R$ 244,29 por mês), Tíquete-refeição (R$ 47,30 por dia trabalhado), Vale-transporte, Day-Off de aniversário.

Enviar currículo para: recursos.humanos@aeronautas.org.br

Prazo de envio: 15/10/24