#Vaga de Analista de Documentação e Acervo- Sindicato Nacional dos Aeronautas
Descrição da vaga:
Desenvolver atividades na área de pesquisa histórica e documentação no Centro de Memória e Documentação (CMD) do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Contribuir no desenvolvimento de conteúdo e atividades no campo da memória política do Sindicato, da Aviação Civil, sobretudo a brasileira, e demais ações de comunicação do CMD. Participar do incremento e acompanhamento de atividades, da conservação e organização do acervo. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, a critério da Coordenação.
Responsabilidades:
Processamento técnico de arquivos:
Apoiar ações de manutenção do acervo;
Auxiliar nos diagnósticos e análises dos arquivos e coleções;
Catalogar, descrever e indexar documentos (dimensionais, tridimensionais, nato digital, áudio e audiovisual);
Alimentar banco de dados e demais sistemas de informação;
Realizar pesquisas especializadas, sobre a história do SNA e da aviação civil;
Atuar na interface entre a catalogação, conservação e digitalização do Centro de Memória e Documentação;
Colaborar na aplicação de normas e recomendações próprias da Biblioteconomia, Arquivística e/ou Museologia;
Digitalizar documentos;
Organizar e tratar arquivos e coleções de natureza física e digital
Dar atendimento especializados de solicitações relacionadas ao acervo documental, tanto para o público externo como para os Departamentos (Jurídico, Financeiro e Recursos Humanos);
Apoiar na seleção e preparação de conteúdos para divulgação em conjunto com o setor de Comunicação do SNA;
Contribuir na elaboração de textos e relatórios;
Colaborar na produção de publicações;
Acompanhar conjuntamente com a Coordenação a execução de projetos, fluxos e cronogramas.
Formação:
Ensino superior completo, preferencialmente em História ou Ciências Humanas (Arquivística, Ciências Sociais, Museologia e Biblioteconomia) e desejável formação complementar na área.
Outros requisitos:
Desejável no mínimo 06 meses atuando na área de pesquisa histórica e documentação.
Habilidades e conhecimentos específicos:
Experiência requerida:
Conhecimentos gerais de história, arquivo e conservação de documentos;
Conhecimentos sobre normas e recomendações da Biblioteconomia, Arquivística e/ou Museologia;
Acervos bibliográficos e arquivísticos (arquivos pessoais e institucionais);
Conhecimentos sobre preservação física e digital;
Conhecimentos sobre preservação audiovisual;
Digitalização de documentos e tratamento de arquivos digitais;
Manuseio de banco de dados;
Boa comunicação oral e escrita;
Pacote Office, Banco de Dados nível intermediário e pesquisa na Internet.
Habilidades Comportamentais:
Dinamismo, Organização e Capacidade de trabalho em equipe. Proativo e responsável. Identificação com as atividades e capacidade de propor soluções.
Detalhes da vaga:
Remuneração: a combinar
Regime de contratação: CLT (Efetivo)
Vaga – 100% Presencial
Local: São Paulo – SP (próximo ao aeroporto de Congonhas)
Horário: Segunda a sexta feira, sendo 8 horas por dia com horário flexível entre 08h00 e 10h00 para início da jornada
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Seguro de vida em grupo, Tíquete-alimentação (R$ 244,29 por mês), Tíquete-refeição (R$ 47,30 por dia trabalhado), Vale-transporte, Day-Off de aniversário.
Enviar currículo para: recursos.humanos@aeronautas.org.br
Prazo de envio: 15/10/24