Uma reflexão sobre a situação da pandemia em nosso país

No Brasil desde março do ano 2020, ou seja, a pouco mais de um ano, estamos vivenciando um período difícil em decorrência da pandemia causada pela COVID 19, muitos países também estão passando por esses problemas, na sociedade brasileira especificamente há diversos problemas existentes outrora a situação da pandemia, cito: a violência, a homofobia, o racismo, feminicídio, e a fome, que atinge uma grande parte da população marginalizada, (afastadas de diversos contextos sociais). Não obstante, a pandemia afeta a todos/as, não escolhe classe social, raça ou gênero, porém, os maiores impactos se dão diretamente na população mais pobre aos que se encontram na miséria, padece em decorrência do vírus e também pela fome, além de estarem mais expostos aos riscos.

Durante esse período, foram diversas mudanças: na saúde pública, no sistema educacional, e também no âmbito cultural e social, somados a crise econômica. As mudanças são desafiadoras e requerem uma adaptação por parte da população; diante do exposto necessita-se que direcionem todos os recursos possíveis para melhor superarmos a situação de pandemia; no entanto, a conjuntura política atual pouco tem feito em beneficio da população. Estamos vendo a solidariedade se manifestando entre as pessoas, assim, esperamos que esses gestos sejam constantes. E você já parou para pensar sobre essa situação?


Cicera Luziana Morais Pinheiro

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (2017). Atualmente cursa as especializações de Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura e gênero na missa do vaqueiro no município Serrita/PE.

Read Previous

Conheça um pouco mais sobre a lei Maria da Penha

Read Next

O povo Boe – Curiosidades sobre a Etnia Bororo

Deixe uma resposta