Trocas artísticas e DIY “Faça você mesmo”: Museu Paranaense mantém atividades durante a pandemia

O MUPA – museu curitibano – tem reinventado suas maneiras de divulgar a arte e a pesquisa do Paraná, além de possibilitar ao público aprendizagem através de palestras, textos informativos, vídeos curtos e oficinas artísticas.

Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, o Museu traz posts sobre obras do acervo e oficinas artísticas pensadas ao público infantil – retrato, brinquedos alternativos e origamis, por exemplo – as quais apresentam referências às exposições e ao acervo.

Outro projeto interessante desenvolvido pelo Museu Paranaense é o “MUPA Lab: Pesquisadores do Acervo”, que tem como objetivo apresentar pesquisas científicas para leigos, por meio de podcasts e lives postadas nas redes sociais. Os pesquisadores falam sobre suas áreas de atuação, pesquisa e trajetória profissional. A série já possui vários episódios em formatos podcast e live e podem ser acessados no Instagram e Facebook.

O Museu Paranaense também desenvolveu outros dois projetos pensados ao público: O Campo Ampliado da Arquitetura no Acervo do MUPA” e “MUPA Minuto”. O primeiro faz uma relação entre arquitetura/design com antropologia, arqueologia e história criando reflexões sobre o espaço em que vivemos e como nos relacionamos com ele (moradia, local de trabalho e cidade, por exemplo). O segundo, “MUPA Minuto”, traz vídeos curtos e, em poucos minutos, você pode aprender  curiosidades sobre o acervo arqueológico, antropológico e histórico do museu. Vale a pena conferir.

SUSTENIDOS contrata: Cargo: Superintendente de Desenvolvimento Institucional e Marketing

SUSTENIDOS contrata: Coordenador de Polo-Regional: Ribeirão Preto