Projeto Museus Orgânicos é destaque no Prêmio Ibermuseus de Educação

O projeto Museus Orgânicos ficou em segundo lugar no 11º Prêmio Ibermuseus de Educação. Realizado desde 2010, o objetivo projeto é fortalecer a função social dos museus por meio do fomento à realização de programas e projetos educativos.

O principal objetivo desse Projeto é estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres da cultura e onde inicia e reside a tradição: suas moradas. A partir dessa premissa, suas próprias casas se transformam em lugares de memória ao guardarem diversas camadas, sejam elas imateriais, como o afeto e o saber intrínseco à algumas atividades (como fazer um doce, como tocar violão) e também materiais, como fotos, roupas, instrumentos e demais peças que sejam parte do cotidiano dos mestres.

O mais impressionante foi o número de inscritos: neste ano, foram 210 inscritos de 16 países. No final foram premiadas apenas 20 iniciativas, entre elas, o Projeto Museus Orgânicos, que é 100% brasileiro.

Se ficou curioso para conhecer um pouco mais da inciativa, dá uma olhada no vídeo a seguir:

Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) São José dos Campos, contrata Museólogo.

Ativista protesta contra roubo cultural promovido por museus