Programação musical gratuita no Museu Villa-Lobos

Para celebrar os três anos da parceria entre o Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) e o Museu Villa-Lobos (MVL),haverá uma intensa programação gratuita nos dias 16, 17 e 21 de maio de 2022, com uma exposição dos instrumentos musicais de percussão usados por Villa-Lobos (1887-1959) em suas composições,rodas de conversa e apresentações de música. Os eventos serão realizados no Museu Villa-Lobos, em Botafogo, e integram a 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio de 2022.

No dia 16, ao meio-dia, haverá uma roda de conversa com o percussionista e luthier Tiago Calderano, que falará sobre os novos instrumentos de percussão do acervo, e com o luthier Mayo Pamplona, que restaurou o violão que pertenceu a Villa-Lobos. Às 13h, a violonista Maria Haro fará uma apresentação com a participação especial do violonista Turíbio Santos, ex-diretor do Museu Villa-Lobos.

Em seguida, será inaugurada a exposição “A percussão em Villa-Lobos”, que reunirá os instrumentos de percussão tipicamente brasileiros utilizados por Villa-Lobos em suas composições, com as peças já pertencentes ao acervo do MVL, e os novos itens adquiridos Museu Virtual de Instrumentos Musicaispara completar a coleção. São sete os novos instrumentos de percussão que agora integram o acervo do Museu Villa-Lobos: tambu-tambi, caracaxa, caraxa, puita, catraca selvagem, tamborim e o surdo que foram utilizados nas músicas do compositor. A exposição ficará em cartaz durante o mês de maio, de segunda à sexta das 10h às 17h.

dia 17 será dedicado ao piano, e a programação começa com uma roda de conversa às 12h, com os restauradores dos pianos do MVL e o concerto da pianista Sheila Zagurycom asaxofonista Daniela Spielmann, quando serão tocados alternadamente os quatro pianos recém-restaurados do MVL.

Fechando a programação, no dia 21, às 16h, haverá a apresentação do Duo Madri, composto pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro.

Serviço: Celebração dos três anos de parceria entre Museu Virtual de Instrumentos Musicais e o Museu Villa Lobos – Apresentações, rodas de conversa e exposição – 20ª Semana Nacional de Museus

16, 17 e 21 de maio de 2022

Museu Villa-Lobos

Entrada gratuita

A exposição ficará em cartaz durante todo o mês de maio

Horários: 16 de maio – 12h às 15h

                17 de maio – 12h às 15h

               Dia 21 de maio – 16h

R. Sorocaba, 200 – Botafogo, Rio de Janeiro, 22271-110

Telefones: 21.2226-9020 e 21.2226.9818

Texto, foto e Fonte: Museu Villa Lobos

Read Previous

IMS Paulista convida: “Negras Imagens: formação a partir do acervo IMS” (grátis)

Read Next

VAGAS MUSEU DO SAMBA- RIO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.