Lívia Aguiar e Fred Bottrel estão a frente do podcast “Respiro”. É, portanto, realmente como um respiro literário em meio ao caos dos dias. De Romeu e Julieta de Shakespeare até O Carnaval de 1919 de Nelson Rodrigues. Ou, então, de Torto Arado do Itamar Vieira Junior até Bastardos Inglórios do Quentin Tarantino.
Lívia é escritora, especialista em mídias sociais, jornalista e, segundo ela, curiosa. Já Fred Bottrel é jornalista, editor e documentarista. Juntos ou separados, a cada episódio, leem trechos da literatura das mais variadas tipologias, origens e temáticas.
É uma miscelânea de referências que ocupam o universo do podcast de maneira singular. Não é um audiolivro. Pelo contrário, é um áudio-sem-livro. Eu escuto os episódios como se não tivesse lido – ainda que tenha. Assim, é possível recriar o pedaço da história de uma nova maneira, a partir dos olhares da Lívia e do Fred.
literatura contra a falta de ar: o podcast
A literatura é uma das formas de arte mais incríveis, na minha opinião. Como pode meia dúzia de palavras numa sequência específica ser capaz de formar um mundo? Assim, o podcast permite uma nova experiência com os livros, ainda que semelhante.
Fica a dica para quem gosta de ler (ou nem tanto).