Mestres do Ferro: o metal como arte (Netflix)

Já falei aqui sobre a série da Netflix Vidrados – que, aliás, lançou um especial de Natal esse ano que tá muito interessante! Então, hoje vim te falar de outra série que segue uma estratégia muito parecida, mas com outro material em foco: o ferro.

O lançamento do reality ocorreu em setembro desse ano e o nome original da produção é Metal Shop Masters.

A série consiste em uma competição entre artistas que trabalham com ferro e que, a cada episódio, precisam cumprir desafios e produzir esculturas. David Madero, o aclamado escultor mexicano de peças enormes em ferro, e Stephanie Hoffman, fabricante de peças em metal, julgam as obras dos participantes. Assim, o grande vencedor leva pra casa um prêmio de R$50 mil dólares.

No entanto, para isso, os competidores precisam suar muito para torcer, cortar e derreter a fim de produzir algo que responda aos desafios e que seja esteticamente bonito. Dessa forma, eles tinham períodos de tempo estipulados para criar desde churrasqueiras até móbiles. Fica a dica de um programa para assistir numa tarde de domingo!

A arte em metal, assim como em vidro, é pouco difundida, ainda que tenha sido muito presente ao longo da história da arte. Inclusive, no Brasil, existe o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte. A instituição surgiu com o objetivo de preservar o patrimônio geológico da região, mas acabou por se tornar espaço de memória da metalurgia presente na arte. Assim, portas, portões, janelas, lustres e grades são parte do acervo do Museu. Os metais, segundo o curador, “com seus usos e aplicações, nos levam a prospectar o futuro e a evolução das tecnologias humanas”.

Pebolim humano gratuito no Museu do Futebol

Podcast Respiro o uso da literatura contra falta de ar