Plano de Aula – Museu Nacional de Belas Artes

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL: Comunicação – Relações Públicas e Jornalismo
Faculdade: Faculdades Integradas Hélio Alonso
MUSEU: Museu Nacional de Belas Artes
HABILIDADES DA BNCC: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crença e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

NOME DO PLANO: Arte Ativa
SÉRIE: Ensino Médio.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Caderno sem pauta, celular, caneta, lápis e borracha, objetos de casa.
DURAÇÃO: Duas aulas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Reflexão sobre as obras de arte;
Incentivo ao pensamento crítico;
Desenvolvimento da criatividade.

Pixabay

AULA 1: Museu

Marco com os alunos o encontro em frente ao Museu Nacional de Belas Artes. “Vamos observar a arquitetura do prédio. Se assemelha a algum que vocês conhecem ou a outro Museu que tenham visitado? Em relação ao Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional, aqui perto, há aspectos em comum?”

“Olhemos para o alto, há em algarismos romanos o ano em que o prédio foi criado: 1908 (MCMVIII).Agora, vamos ver quem encontra Leonardo da Vinci primeiro no painél de artistas.”

“O Museu foi construído para ser uma escola, construída pelo arquiteto Adolfo Morales. Vamos imaginar que estamos nos aproximando de um lugar sagrado, que vai nos ensinar muitas coisa novas. Ao entrarem, notem os mosaicos que vão até o segundo andar”.

Primeiramente, ao chegarem a Galeria de Moldagens I, proponho que reparem nas obras em gesso, a maioria das moldagens são peças realizadas do início do século XIX até 1928. Conto então, um pouco do ensino das antigas Academia Imperial de Belas Artes e depois Escola Nacional de Belas Artes: “O estudo do desenho era feito diante dos moldes em gesso. Na época entendia-se que a simples contemplação não era o suficiente para compreensão da escultura clássica, sendo necessário o desenho para o alcance do aspecto nobre e grandioso das obras”.

Sugiro que escolham uma das obras para desenhar por 15 minutos ou algum aspecto delas.

Em seguida, peço para dividirem-se em grupos e andarem livremente pelo espaço por cerca de uma hora com celular e papel para registro, com encontro na bilheteria após. O objetivo da atividade é que os alunos possam percorrer a vontade pelo museu, se familiarizando com o lugar e seguindo a curiosidade, até que o grupo escolha uma obra de arte para observar e registrar aquilo que considerem interessante e de mais característico.

Seguem algumas sugestões de perguntas a serem refletidas na documentação: O que está em destaque na obra? Quais são as cores predominantes? Quais sentimentos despertam? O que você acredita que o autor quis transmitir? O que aconteceu antes e depois daquela cena? Caso tenham pessoas, quem são e qual a relação entre elas? Você consegue imaginar o que estavam pensando?
Se pudesse renomeá-la, qual seria? Tente a resumir em uma frase ou palavra.

Pixabay

AULA 2: Sala de Aula

Para iniciar a discussão, pergunto a turma o que acharam da visita. Quais foram os pontos marcantes? O que aprenderam naquela antiga escola de Belas Artes?

A seguir, peço para os grupos que se formaram na atividade de registro e observação no museu a interprete para os alunos tentarem adivinhar qual é. Eles podem trazer objetos de casa, usarem maquiagem, roupa ou preparar um cenário, o que acharem necessário para tentar reproduzir a obra o mais fiel possível, de acordo com a visão da equipe.

Depois da apresentação e jogo de adivinhação, questiono porque escolheram a obra.

Apresento uma foto da obra original e levanto discussões de comparação como mediadora, fazendoperguntas à turma, como: Quais foram os aspectos que o grupo escolheu para representar a obra? Vocês acham que ficou parecido? Quais as semelhanças e diferenças? A ideia central foi transmitida?Qual seria? Como vocês a encenariam?

Aconteceria o revezamento da atividade com os grupos restantes.

Por fim, pediria para os alunos colarem na parede os desenhos feitos como exposição na sala para análise e posteriormente guardá-las como recordação da visita.

REFERÊNCIAS

MINI CURRÍCULO
Graduada em Jornalismo, Relações Públicas e recém-formada na Pós-Graduação de Indústrias Culturais e Criativas pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, tenho como propósito criar experiências transformadoras através da cultura e sua disseminação. Assim, levo conhecimento e narrativas de organizações como AIESEC, Museu do Amanhã, Centro de Ensino Fisk e o Museu da Pessoa através da comunicação.

Museu de Arte Sacra (SP) contrata Técnico de Pesquisa II

ONG (SP) contrata Orientador Socioeducativo