Pichações de ódio viram comida: Pier Paolo Spinazzé

A arte de rua é marcada pela liberdade de expressão e pela crítica social. Sendo assim, o designer industrial e artista plástico italiano Pier Paolo Spinazzé criou o projeto CIBO. Este, portanto, busca combater o ódio com a arte. Mais especificamente, cobrindo símbolos nazistas e fascistas espalhados pela Itália com cupcakes, bacon, salsichas e romãs.

A ideia do projeto de Pier surgiu em 2008, na Itália, mas já se espalhou pela Europa. Na ocasião, um grande amigo do artista foi assassinado por um grupo de extrema direita. Desde então, a missão dele se tornou apagar das ruas o ódio que esses grupos difundem na sociedade. Assim, usou seus conhecimentos e habilidades com o desenho e a pintura como ferramenta de mudança social. Pier acredita que é importante que todos façam algo para mudar as coisas, independente do que a pessoa saiba fazer.

Além disso, escolha da comida também foi intencional. Segundo Pier, “na Itália, a comida abraça uma grande parte de nossa tradição, cultura e orgulho nacional. Mas, o mais importante de tudo, é que comida significa passar tempo com as pessoas que amamos, compartilhando felicidade”. Sendo assim, o ódio dos símbolos nas ruas poderia se transformar em símbolos de amor, de conexão e de troca entre as pessoas.

No entanto, Pier recebeu muitas ameaças e mensagens de ódio. Aliás, muitos de seus trabalhos foram depredados. Porém, isso não foi suficiente para que desistisse. Para ele, a arte de rua é efêmera. Ela pode estar lá hoje, e não estará amanhã. E vice-versa. Sendo assim, quando destroem um de seus trabalhos, ele volta ao local e o refaz. Mas ainda maior do que o anterior.

Foto de Capa: Magazine Pragma

Exposição Vidas Femininas joga luz para histórias de vida de mulheres

5 curiosidades sobre a escultora Julieta de França