5 curiosidades sobre a escultora Julieta de França

Julieta de França foi uma escultora e professora que nasceu em Belém, no Pará, em 1870. Filha do maestro Joaquim Pinto de França, começou seus estudos artísticos ainda jovem, com o professor italiano Domenico de Angelis. Então, se mudou para o Rio de Janeiro para ingressar na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), onde se destacou tanto pelo talento, quanto pelo empenho nas aulas, especialmente de escultura.

Os intelectuais da época consideravam Julieta de França fora dos padrões para a época. No entanto, questionadora e forte, Julieta tinha consciência do seu talento e não aceitava ser rebaixada simplesmente por não ser homem.

1. Foi a primeira mulher a receber o prêmio de Viagem ao Exterior da Escola Nacional de Belas Artes, em 1899.
  2. Além disso, foi pioneira também como aluna da disciplina de modelo vivo.
  3. Tornou-se aluna do instituto de Rodin. Aliás, na ocasião de ter sua escultura negada no concurso para o monumento público “Glória da República do Brasil”, Julieta levou o trabalho ao próprio Auguste Rodin, que deu a ela um parecer positivo sobre a técnica e a estética.
  4. Ao longo da vida, reuniu em um caderno todas as matérias que saíam sobre ela nos jornais. Assim, montou o “Souvenirs de ma carrière artistique” (Recordações da minha carreira artística, em tradução livre)
  5. Até hoje, não se sabe a data exata de sua morte.
participação das mulheres na história da arte
Julieta de FRança em seu ateliê. Fonte: artref

Pichações de ódio viram comida: Pier Paolo Spinazzé