3 performances mais famosas de Abramovic

Abramovic iniciou sua carreira na década de 70, e é uma referência renomada e respeitada na performance, que sempre desafiava o corpo e a mente. De todas as suas grandes obras, podemos destacar algumas das performances mais famosas de Abramovic.

Sendo assim, nós do Click Museus separamos aqui cada uma delas com uma análise completa.

E então, vamos conferir?

3 Performances mais famosas de Abramovic

1 – Art Must be Beautiful

Primeiramente vamos falar sobre a performance Art Must be Beautiful, onde durante quase uma hora a artista ficou escovando os seus cabelos com violência. Assim, ela expressava com feição e entonação de dor.

Sua reflexão foi transmitir e mostrar os padrões de beleza que a própria cultura impõe.

2 – Seven Easy Pieces

Essa performance durou cerca de 700 horas, onde Abramovic ficou sentada em uma cadeira , onde a sua frente sentava algum espectador que decidisse por livre e espontânea vontade sentar-se com ela.

Nessa apresentação ela ficou impressionada por rever o seu antigo parceiro de relacionamento e de trabalho, ambos apertaram as mãos, se emocionaram e começaram a chorar. Sua abordagem foi mostrar a comunicação através da expressão.

3 – Rhythm 0

Sem dúvida essa foi a mais famosa e a mais marcante ao mesmo tempo, ela posicionou 72 objetos em uma mesa e permitiu que o público usassem nela da forma que preferirem, durante o período de 6 horas.

Durante a apresentação ela demonstra tristeza e dor, e então começa a chorar. Sua abordagem foi mostrar o que pode acontecer se você ficar nas mãos do público, ela levou o seu corpo ao limite, transmitindo o modo como pessoas se conectam com pessoas.

Conclusão

Essas foram as performances mais famosas de Abramovic, mas além delas todo o seu trabalho se tornou conhecido internacionalmente. Sendo assim, em 2010 após a exposição de suas obras, foi criado um filme documental totalmente inspirado nela, Espaço Além, que vale a pena conferir.

O que acha de conhecer sobre as 3 obras mais famosas da Marina Abramovic, conte nos comentários, esperamos que tenham gostado e um grande abraço.

Foto de Capa: Daily Beast

Um outro tipo de Cavalo-Marinho