Clarice Lispector na Literatura
Clarice Lispector (1920-1977) é uma das maiores figuras da literatura brasileira do século XX. Contudo seus romances inovadores e linguagem poética, suas obras se destacam do modo narrativo tradicional. Por exemplo, seu primeiro livro “Perto do Coração Selvagem” ganhou o Prêmio Graça Aranha.
Vida da Escritora
Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 em uma vila na Ucrânia. Em seguida seus pais Pinkouss e Mania Lispector que eram judeus, fugiram da Segunda Guerra Mundial e migraram para o Brasil com os filhos.
Logo após fazer dois meses a escritora que tinha como nome Haya Pincasovna Lisperkto, chegou ao Brasil e estabeleceu na cidade de Marselha, Alagas, com sua família.
De antemão o Pai obtou por mudar o nome de toda a familia para se proteger da perseguição nazista e assim ela passou a se chamar Clarice Lispector.
Mais tarde, a família mudou-se para Recife, onde Clarice passou a infância no Bairro da Boa Vista. Ela aprendeu a ler e escrever desde muito jovem e logo começou a escrever contos.
Aos 14 anos, Clarice e sua família se mudaram para o Rio de Janeiro e para o Bairro da Tijuca. Ingressou no Colégio Sílvio Leite e lá concluiu o ensino médio. Ela é uma visitante frequente da biblioteca.
Em 1941, Clarice entrou na Escola de Direito Nacional e foi contratada como redatora de “Instituições Nacionais”. Depois foi ao jornal “A Noite”. Em 1943, ela se casou com o colega de classe Maury Gurgel Valente (Maury Gurgel Valente). Em 1944, eles se formaram na faculdade de direito.
Nós do click museus preparamos conteúdos de arte e educação, confira no LINK
Comentários