O que é Tambor de Crioula? [Descubra Aqui]

Você sabe o que é tambor de crioula? Não, não é nenhuma espécie de instrumento musical, mas sim uma expressão cultural das várias que foram importadas do continente africano.

Hoje, nós do Click Museus, fazemos questão de falar um pouco mais sobre esta forma incrível de celebrar feita por um povo que teve uma história sofrida em nosso país.

Vamos dar uma olhada?

O que é Tambor de Crioula?

Também conhecida como Punga, o Tambor de Crioula é uma dança festiva realizada por povos africanos que foram escravizados e trazidos para o estado do Maranhão.

Seu principal objetivo era comemorar e celebrar alguma ocasião especial, sem nenhum tipo de regra ou mesmo vestimenta padrão.

O ritmo era ditado pelos tambores típicos, o que dava o nome para o evento em si.

Entretanto, com o passar dos anos, o povo alterou a tradição com uma forma mais fechada, onde as mulheres costumam usar saias rodadas e anáguas largas. Tudo com cores estampadas muito vivas.

Assim, a coreografia que era livre começou a ter um padrão repetido simetricamente pelas participantes. Ao olhar de cima parece que estamos vendo um caleidoscópio de cores vibrantes em uma excelente configuração.

O canto é iniciado pelos homens, mas são as mulheres que ditam as regras, sendo que a maioria das canções são improvisadas. Então, elas podem falar sobre santos protetores, ou mesmo sátiras, relacionamentos e tudo o mais.

Em especial, a maioria dos cantos quando tem um cunho religioso são levantados para o São Benedito, que é um dos santos adotados pelos escravos de tempos atrás.

Hoje a dança se tornou patrimônio imaterial cultural do Brasil, e por isso é preservada com bastante afinco.

Em São Luís do Maranhão há a Casa do Tambor de Crioula, localizada no bairro da Praia Grande. Ela funciona como um dos principais redutos de conservação da história.

No mais é isso, qualquer outra dúvida sobre o assunto estamos aqui para ajudar, ok?

Até a próxima!

Foto de Capa: Iphan

Compositoras famosas da História da música

Museu afroBrasil vaga Analista de Comunicação