Compositoras famosas da História da música

Quer conferir um pouco mais sobre compositoras famosas da história da música? Então confira aqui um pouco mais sobre o assunto que fizemos questão de abordar.

Grande compositores sempre serão lembrados independente da época em que se passa, assim como Chiquinha Gonzaga e Clara Schumann que marcaram a história da música, conheça mais sobre elas.

Compositoras famosas da História da música

Nós do Click Museus passamos um pente fino e resolvemos falar sobre duas compositoras famosas da História da Música, mas não se confunda, pois elas não são as únicas.

Então, se quiser conferir uma parte 2, basta pedir nos comentários, ok?

Chiquinha Gonzaga

Francisca Edviges Neves Gonzaga, também conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi compositora, instrumentista, feminista e regente, nasceu em 17 de outubro de 1847 e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no estado do Rio de Janeiro.

Em prol da abolição da escravidão ela envolveu-se com a pítica. Após a separação ela deu aulas de piano e frequentava rodas de choro juntamente com o flautista Joaquim Antônio da S. Callado.

Então, em 1877 Chiquinha Gonzaga compôs a música “Atraente”, e esse foi o seu primeiro grande sucesso, conhecida e cantada por todo brasil, por escravos, e infelizmente a própria família não apoiava o seu trabalho.

Clara Schumann

Clara Josephine Wieck ela foi uma figura de destaque na música romântica alemã. Nasceu em 13 de setembro de 1819 em Leipzig e morreu em 20 de maio de 1896. Desde os 13 anos ela começou sua carreira como pianista.

Decidida de sua opção sexual casou com Clara, onde em sua véspera de casamento ela homenageia a sua esposa o ciclo de canções Myrthen, onde a primeira do ciclo foi Widmung, que é uma das mais aprazíveis e que tornou-se bastante conhecida.

Conclusão

Então, ambas as compositoras deixaram o seu legado e as suas marcas no mundo da música. E para as pessoas que apreciam e cantam suas composições se apresentam em teatros tanto em território nacional, quanto internacional, também deixaram lembranças. Mas ao invés de encerrar as suas histórias, cremos que elas abriram espaço para mais talentos.

No mais é isso, esperamos ter acrescentado um pouco mais de cultura para o seu dia a dia. Mas se ainda houver alguma dúvida, basta entrar em contato, ok?

Até a próxima!

Curso gratuito para Educadores no Memorial da Resistência