Você provavelmente é alguém que gosta de arte, seja em sua forma estética clássica e tradicional, ou mesmo em formatos mais novos e provocativos. Mas você sabe o que é mediação em arte?
Este é um conceito bastante importante dentro do mundo cultural e principalmente para o mundo museológico. Sendo assim, hoje nós do Click Museus traremos uma breve explicação do conceito para que você entenda a sua base.
Vamos conferir?
O que é Mediação em Arte?
Primeiramente é importante dizer que o conceito de mediação na arte tem como objetivo ligar o objeto de estudo a um público específico.
Neste caso, um mediador entra em cena como alguém que trará informações sobre uma determinada peça ou obra de arte para trazer o conceito por trás dela.
Além disso, o trabalho envolve trazer informações relevantes sobre o autor e o período, para que o público possa se conscientizar do contexto em que a obra foi criada.
Embora os mediadores normalmente sejam pessoas com especializações e referências fortes em seus campos de trabalho. Cada vez mais este campo tem sido tomado por pessoas que às vezes têm no máximo uma graduação completa.
Isto é possível graças a avanços com a internet e plataformas de vídeo acessíveis como por exemplo o Youtube.
Entretanto, um ponto muito enriquecedor desta experiência é abrir o tema para debate. Desta forma, os diferentes conhecimentos e pontos de vista podem se juntar para entregar uma visão mais profunda e impactante das mesmas obras.
A construção de novos conhecimentos, e a desconstrução de antigos, podem ajudar a entregar novos saberes em uma fórmula geral.
Então por hoje é isso, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o que é mediação em arte. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre o tema, sem problemas.
Estamos à disposição para ajudar nos comentários.
Até a próxima!