Conheça a performance Rhythm: a mais famosa de Abramovic

Abramovic é considerada a avó da performance, dentre todas as obras e trabalhos apresentados, hoje quero destacar a performance Rhythm. Então vamos falar do seu significado e por que é considerada a mais famosa.

Nós do Click Museus trouxemos um pouco mais sobre esta obra para você.

Vamos conferir?

Quem é Abramovic? Biografia resumida

Pioneira da performance Marina Abramovic, nasceu em 1946, no dia 30 de novembro. Pós-graduada em Belas Artes, trabalhou anos com Ulay, descobriu então talentos, e teve todas as suas obras apresentadas em 2010.

Qual o significado e o objetivo da performance Rhythm? 

Primeiramente é importante dizer que este é um trabalho dividido em 5 performances. Assim, a performance Rhythm é uma delas e significa “O Ritmo”, na qual a abordagem de Marina Abramovic foi desafiar o seu corpo e a sua mente em público, onde ela provocou os seus limites.

Essa foi uma obra na qual durou seis horas, nesse tempo Abramovic ficou para sem se mexer e permitiu que o público convidado fizesse o que quisesse com ela, onde poderia ser usado um dos 72 objetos que foram selecionados e colocados sobre uma mesa.

O objetivo claramente dito por ela era descobrir até onde o público iria, e assim ao mesmo tempo descobrir os limites de seu corpo e mente, durante a performance Marina chorou,ela demonstrava uma feição de dor, sofrimento e espanto.

Mas Abramovic numa entrevista afirmou que se deixar tudo nas mãos do público eles podem até te  matar, ela afirma ter se sentido violentada, onde as pessoas foram capazes de espetar os espinhos de uma rosa em sua barriga.

Considerações finais

Pode-se perceber que mesmo sendo uma artista respeitada, pioneira da performance ela sofreu durante algumas apresentações. Conte nos comentários o que achou das informações escritas acima sobre Abramovic e sua obra Rhythm.

Em caso de dúvidas, comente que estaremos respondendo. Espero muito que tenham gostado e se interessado pelo conteúdo, um grande abraço, e até mais.

Foto de Capa: DaSartes

Read Previous

Pinturas do futuro da artista Sueca Hilma af Klint

Read Next

O que é Mediação em Arte?

One Comment

  • Interessante a forma de fazer arte, o jeito de ousar de Marina…Difícil avaliar o que se passa entre a pessoa e cada expectador diante do que lhe é mostrado…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.