O que é acessibilidade e inclusão Cultural?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os conceitos de acessibilidade e inclusão. Mas você tem alguma ideia sobre o que é acessibilidade e inclusão cultural?

Então confira aqui uma pequena aula que nós do Click Museus preparamos para você se inteirar no assunto.

Vamos lá?

O que é acessibilidade e inclusão cultural?

Para entender melhor este tema é importante dividir e falar dos dois conceitos de maneira separada.

Primeiramente encontramos o conceito de acessibilidade cultural, que está diretamente ligado às PcD. Ou seja, como uma pessoa que se locomove com cadeiras de rodas pode acessar à cultura em locais como museus, por exemplo.

Ao mesmo tempo podemos falar da acessibilidade cultural de pessoas que possuem alguma deficiência na visão e ainda assim gostaria de entender mais sobre artes plásticas visuais. O conceito de acessibilidade cultural visa entregar uma forma mais eficaz de garantir que todos, sem nenhuma exclusão, possam ter contato com a cultura.

São muitos os exemplos que podemos dar, mas em geral o termo fala da empatia para gerar pontes de acesso ao conhecimento.

Enquanto isso, é importante entender o elemento de inclusão social como um esforço coletivo para garantir que pessoas que foram segregadas da arte de uma maneira geral, tenham condições de fazer parte dela.

Tanto para apreciar o conteúdo, como também serem reconhecidas no meio artístico como parte integrante de um movimento.

Este pode ser o caso de pessoas de baixa renda, que não possuem condições de pagar por ingressos caros. Ou então, podemos citar alguém que deseja uma chance de mostrar suas habilidades artísticas em desenvolvimento.

Soluções para esta questão

Saber o que é acessibilidade e inclusão digital é uma coisa. Agora, ter alguma solução que seja viável para o desafio, é outra.

Grandes esforços positivos estão sendo feitos, como iniciativas dos próprios museus, além de projetos de lei de estímulo à cultura.

E você, como acha que pode contribuir para o cenário? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

Até a próxima!

Jardim Ecológico Uaná Etê e Centro Cultural