Sobre o artista: Matthew Mazzotta

Usando nuvens, flamingos gigantes, casas e fezes de cachorro na criação de espaços públicos únicos com a comunidade para resolver problemas não endereçados.

Matthew Mazzotta

Matthew Mazzotta é um artista plástico estadunidense que se graduou na Escola de Artes do Instituto de Chicago. Além disso, é Mestre em Ciência pelo Instituto de Arte, Cultura e Tecnologia de Massachusetts.

As obras de Mazzotta mesclam a arte, o urbanismo e o ativismo. Assim, acredita que os ambientes que nós criamos tem impacto direto nas nossas relações e experiências com o mundo ao redor. Portanto, partindo dessa relação entre a criação e a sociedade, as obras do artista buscam a participação das comunidades nos processos de elaboração. Dessa forma, Mazzotta consegue produzir uma arte que faz sentido para as pessoas que ocupam lugares até então marginalizados.

Tendo isso em mente, o processo criativo de Matthew Mazzotta começa com a chamada “Outdoor Living Room” (Sala de estar ao ar livre, em tradução livre). Ela consiste de um espaço temporário no qual o artista se dispõe a ouvir o que as pessoas pensam e desejam sobre o ambiente em que vivem. Então, ele desenvolve projetos que levem em conta esses elementos.

Mazzotta cria seus projetos e os coloca em prática com ajuda de outros artistas, arquitetos, designers e políticos locais. Assim, já foi possível construir não apenas edifícios, mas vizinhanças inteiras. Sendo assim, o ponto principal é a conexão entre as pessoas e com o espaço, mas também é a sociabilidade e a economia local.

“Open House” (2013)

“The Storefront Theater” (2016)

Fonte: Site oficial e redes sociais do artista.

O que é acessibilidade e inclusão Cultural?

A fotomaquia de Hélio Jesuíno