O novo Museu Vila de Vassouras dedicado ao café

Um casarão histórico de 1853 no alto da Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras, no Rio de Janeiro, está em processo para se transformar no novo Museu Vila de Vassouras. O projeto teve início em 2017 quando o Instituto Vassouras Cultural, fundado por Ronaldo Cézar Coelho, adquiriu o edifício após seis anos de negociação.

O imóvel pertenceu ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia até 1910, ocasião na qual começou a abrigar o Asilo Barão do Amparo. No entanto, já nos anos 2000, apresentou muitos problemas estruturais que ameaçavam a integridade do casarão e, então, o isolaram. Após a compra pelo Instituto, as obras de restauração do que viria a se tornar o Museu Vila de Vassouras tiveram início.

A fachada já havia sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas a parte interna do casarão estava em péssimas condições. Além disso, durante o período em que funcionou como Abrigo, construíram muitos anexos que não respeitavam a estética original e que acabaram descaracterizando o imóvel. Os acabamentos e os materiais usados originalmente estavam escondidos por trás dos acréscimos.

Porém, para além do trabalho minucioso de redescoberta das características do casarão do século XIX, há também um grupo de pesquisa que está atuando na busca por referências e vestígios da história do Vale do Café a fim de elaborar exposições no Museu Vila de Vassouras. Além disso, outro fator que terá papel central na instituição é a questão ambiental que envolve a produção do café.

A previsão de inauguração é este ano, 2022. Então, para acompanhar mais novidades e, quem sabe, agendar sua visita, é só clicar nesse link.

Como visitar museus melhora a sua saúde?

Santa Marcelina cultura- Vaga Secretário (a) de Coordenação Pedagógica.

2 Comments

• Esse Ronaldo ficou 32 anos sem declarar a receita contas que tem no exterior. Isso, para mim, é achincalhar com o povo sofrido brasileiro, que paga em dia seus impostos a duras penas. Agora, paga uma de filantropo… Ainda bem que está ao lado de alguém que é da mesma laia dele. Podridão de país esse nosso…

• Boa tarde Nicole,minhas raízes estão em Vassouras,gostaria de saber mais sobre a história de meu bisavô Manoel Ferreira de Castilho.
    Sei que meu avó Moacy dizia que éramos parentes dos Avellar,gostaria muito de saber minha história.
    Obrigada!