6 curiosidades sobre Vassouras (RJ) Cidade do Café

O município de Vassouras se localiza na serra do estado do Rio de Janeiro, no “Vale do Paraíba fluminense”. Ela tem sua origem  nos tempos áureos dos barões do café e, portanto, possui um conjunto histórico repleto de palacetes e casarões. Aliás, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou este conjunto em 1958.

A região foi, durante um bom tempo de “Ouro Verde”, o epicentro do Brasil Império e, consequentemente, possui muitas referências da cultura brasileira. Dessa forma, os jongueiros, os grupos de capoeira e os calangueiros alimentam a cultura local, assim como a Folia de Reis e os grupos de Caninha Verde.

Sendo assim, separei 6 curiosidades sobre Vassouras para caso você tenha curiosidade em conhecer numa visita ao Rio!

1. O nome da cidade está relacionado a um arbusto que era muito comum na região. A “tupeiçaba” ou “guaxima” era popularmente chamada de “vassourinha”, então, Vassouras.
  2. A mãe de Cazuza, Lucinha Araujo, nasceu em um casarão de estilo neoclássico em frente à praça central de Vassouras. Nessa construção hoje funciona o Centro Cultural Cazuza.
  3. Maria José Rangel de Araújo, avó de Cazuza, fundou em Vassouras o primeiro colégio aberto a negros e pobres, que ganhavam bolsas integrais para estudar.
  4. Naquele mesmo casarão tem um piano de jacarandá e teclas de marfim que acredita-se ter sido o primeiro em todo o Vale do Café – e ele ainda funciona!
  5. Até a década de 70, havia um ramal de trem, o Jacutinga, que partia da Central do Brasil e ia até Vassouras. Devia ter uma das vistas mais bonitas de viagens de trem!
  6. Manoel da Silva Rebello, ex-excravizado que se tornou caseiro da chácara, foi o responsável por plantar a era que cobre o Museu Casa da Hera, hoje do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Foto de Capa: A voz da cidade

Antonieta de Barros: primeira parlamentar negra do Brasil