Como visitar museus melhora a sua saúde?

Recentemente, pesquisadores da University College London (UCL) descobriras que pessoas que se relacionam de alguma maneira com a arte tem 31% menos chances de morrer cedo do que aquelas que não tem contato com esse universo. Assim, as pessoas que participaram do estudo foram a exposições, shows, óperas e outras atividades artísticas ao longo de 14 anos. Durante esse período, foram monitoradas pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Encontraram diversas razões que poderiam explicar esse fenômeno. No entanto, a principal delas é que a arte funcionaria como um “amortecedor” do estresse e, ao mesmo tempo, um catalisador da criatividade. Isso permitia aos indivíduos do estudo que eles se adaptassem mais facilmente a novas circunstâncias e mudanças ao longo da vida. Outro fator importante dizia respeito à construção de um capital social: o apoio emocional, a redução da solidão e a empatia pelo outro favorecem o envelhecimento mais tranquilo.

Um outro estudo desenvolvido por médicos canadenses se propunha a testar os possíveis benefícios que as visitas aos museus poderiam oferecer. Assim, passaram a prescrever para os seus pacientes visitas ao Museu de Belas Artes de Montreal. Essas receitas incluíam até 50 visitas à instituição e deveriam ter familiares ou cuidadores como acompanhantes. Sobre o público alvo desse projeto, afirmaram: “O projeto se dirige, por exemplo, às pessoas que convivem com distúrbios alimentares, como a anorexia e bulimia, deficiências intelectuais, pessoas dentro do espectro do autismo, arritmia cardíaca, epilepsia, mal de Alzheimer, problemas de saúde mental, bem como as vítimas de câncer e pessoas idosas”.

 Um elemento comum na reação dos “pacientes” foi a sensação de tranquilidade que a ida ao museu provocava. Eles saíam da rotina, desaceleravam os passos, focavam em cores e formas diferentes das que ocupavam o dia a dia e sentiam prazer. Ou seja, nosso corpo produz mais endorfina e serotonina enquanto está naquele espaço e, consequentemente, aumenta também nossa sensação de bem estar e fortalece o sistema imunológico.

Então, que tal cuidar da saúde e, de quebra, ainda visitar umas exposições interessantes que estejam acontecendo perto de você? Aqui no Click Museus estamos sempre divulgando, não esquece de acompanhar!

Read Previous

Senac – Aprendiz – Assistente Administrativo

Read Next

O novo Museu Vila de Vassouras dedicado ao café

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.