O Museu de Arte do Rio convida para o 1º Fórum para Contadores de Histórias – Grátis

Sinopse do Curso:

Fórum Contadores de Histórias

O Museu de Arte do Rio apresenta seu 1º Fórum para Contadores de Histórias. Com um elenco composto por arte educadores, contadores de história, escritores, musicistas e multi-instrumentistas, cinco artistas irão conduzir juntos uma formação introdutória aos participantes sobre o ofício da contação de histórias. A partir da interação com o público por meio de elementos tangíveis — como livros, instrumentos musicais, corpo físico e imagens que remontam o fio condutor da ancestralidade, da oralidade, da corporeidade, da escrita e da musicalidade, o público terá acesso às múltiplas possibilidades e percepções acerca de contações de história.
Número de vagas: 60
Local: Sala 2.2

Dia 05 de março
11h às 13h

O Artista e Multi instrumentalista Millor Ayó tratá ao público o tema: “Bonecos e objetos na contação de histórias” onde apresenta uma diversidade de objetos e de bonecos e mostra como são usados a partir de experiências próprias e pesquisas baseadas sobretudo na oralidade africana. Um dos objetivos é despertar nos participantes o interesse em experimentar a inserção de objetos e ou bonecos em suas narrativas através de exercícios de memorização, imaginação e prática. Será apresentado também um protótipo para confecção de boneco passo-a-passo.

O Arte Educador Fábio Mukanya trará ao público o tema:  Musicalidade na Oralidade, trazendo aos participantes uma breve descrição das famílias de instrumentos musicais tradicionais africanos, suas funções e possibilidades no exercício da oralidade, através de exercícios práticos de canto e músicas tradicionais para as artes da narrativa.

Um acervo de instrumentos musicais e histórias será apresentado aos participantes e serão através de práticas coletivas de narrativas que iremos propor uma criação coletiva com uso da música na condução da palavra. Para o encerramento a proposta é uma prática intimista com uso dos instrumentos musicais e artes da narrativa.

Dia 12 de março

11h às 13h

A contadora de histórias e escritora Juliana Correia trabalhará com o público o tema: Oralidade e oralitura, em um percurso que partirá da importância da tradição oral na África do oeste, tendo o Amadou Hampate Ba como base/referência. Em seguida, a escritora tratará da tradição oral e das oralituras do sudeste, abordando principalmente o samba e o jongo, que por si só já são carregados de histórias através de exercícios que buscam memórias narrativas/saberes/brincares que ouviram/aprenderam com os mais velhos da família ou da rua ou do bairro, inspirando o nascimento (ou o reconto) de grandes histórias.

A artista e educadora Camila Zarite apresentará ilustrações e simbologias Adinkras, através de exercícios de sensibilização a fim de executarmos um caminho de acesso ao nosso repertório de memória visual. Camila abordará a filosofia dos símbolos ADINKRAS e seus significados bem como sua importância para a arte visual e na construção da cultura dos povos de linguagem acã, do Gana na África. ilustrações e composição da imagem em livros de literatura infanto juvenil negra e possibilidades para compor a imagem na contação de histórias.

Dia 19 de março

11h às 13h

O escritor Otávio Junior abordará o tema: De onde vêm as histórias – a divindade da criação, através de exercícios que buscam trabalhar as relações de criação de uma história a partir do universo da literatura.

E nossa convidada da Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Sinara Rubia, irá compartilhar seus conhecimentos sobre Literaturas e Letramentos na Contação de Histórias apresentando um pouco sobre o trabalho realizado pela Secretaria.

Fonte, foto e Texto: Museu de Arte do Rio

Amigos da Arte- Vaga Comprador Pleno

Museu da Imigração- Vaga Analista Administrativo Jr. (Contábil)

• Gostaria de por os vídeos para meus alunos.