O Museu da Cidade de São Paulo lança a REVISTA MEMORICIDADE

A primeira edição da publicação, que aborda diferentes aspectos da invisibilidade na cidade, será lançada dia 29 de janeiro, às 17h.

A Memoricidade, revista do Museu da Cidade de São Paulo, é um periódico semestral, voltado à publicação de artigos, resenhas e entrevistas que tenham como foco  a reflexão de estudos sobre a cidade de São Paulo, construindo um espaço acessível para abrigar discussões criteriosas sobre as questões históricas e contemporâneas. Desse modo, a criação da Memoricidade amplia as possibilidades de comunicação do Museu com a sociedade, em uma dimensão além da obtida por meio da extroversão de seus acervos em exposições e ações educativas.

A partir da adoção de uma matriz transdisciplinar, a Memoricidade assume o caráter articulador e de reflexão sobre as dinâmicas atuantes no território de atuação do Museu da Cidade de São Paulo. É intenção que essas reflexões possam ser geradas a partir do estabelecimento do necessário diálogo entre os habitantes e os distintos campos do saber envolvidos nos estudos sobre a cidade, a memória e o patrimônio cultural, tais como: Museologia, Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Sociologia, Ciências Ambientais, Geografia, História, Sociologia e Educação.

Em sua primeira edição impressa, a Memoricidade abordará em seu conteúdo reflexões sobre as distintas formas de invisibilidades na cidade de São Paulo, a partir da contribuição de profissionais e pesquisadores que foram convidados pelo conselho editorial da revista.

O lançamento ocorrerá dentro do projeto “Diálogos no Museu da Cidade”, que promoverá um debate com três articulistas da primeira edição da revista: Alecsandra Matias de Oliveira (a cidade seus habitantes e suas memórias), Bruno Puccinelli (invisibilidade LGBTQIA+ na cidade), e Giselle Beiguelman (arte, patrimônio e esfera pública). A conversa será mediada pelo diretor do Museu, Marcos Cartum.

Após o evento a revista será disponibilizada, impressa e virtualmente, de forma gratuita.

Foto de Capa:

Crianças em São Paulo,
Praça da Sé, 1984
Rosa Gauditano

Serviço:

Lançamento da Revista MEMORICIDADE

Data: 29 de janeiro de 2021, das 17 às 19h

Local: Canal do Museu da Cidade de São Paulo no Youtube

LInk: https://www.youtube.com/watch?v=oUyCFYdfKEk

Sobre o Museu da Cidade de São Paulo

O Museu da Cidade de São Paulo é uma rede de casas históricas distribuídas nas várias regiões da cidade. Atualmente, seu acervo arquitetônico é composto pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Casa da Imagem, Casa do Butantã, Casa do Caxingui, Capela do Morumbi, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Casa do Grito, Monumento à Independência, Casa Modernista, Chácara Lane, além da guarda do Museu das Culturas Brasileiras. Também possui acervos de grande valor histórico como o acervo Fotográfico; Bens Móveis; História Oral e Documental.

Sobre Diálogos no Museu da Cidade

Lançado em abril de 2019, o projeto Diálogos no Museu da Cidade foi estruturado a partir de curadoria compartilhada entre os setores da Museologia, Curadoria, Educativo e Arquitetura do museu com o objetivo de apresentar a sua história institucional e, sobretudo, destacar o seu papel social como espaço público privilegiado para as necessárias reflexões sobre as dinâmicas culturais e sociais da cidade de São Paulo.

Nesse sentido, o projeto Diálogos no Museu articula as diferentes ações culturais em desenvolvimento no âmbito do Museu, buscando estruturar as ações curatoriais; oferecer suporte à produção de conteúdo para as futuras exposições; promover a reflexão sobre as exposições em cartaz; desenvolver ações extramuros da instituição (expedições, exposições, caminhadas, dentre outros); estimular a pesquisa acadêmica, interna e externa, a partir dos seus acervos institucionais; e promover a aproximação do museu com as comunidades acadêmica e museológica e a população da cidade sobre a qual a instituição atua, de modo a exercer todo o seu potencial institucional no processo contínuo e dinâmico de construção da cidade física e simbólica.

Texto encaminhado: Comunicação do Museu da Cidade de São Paulo

Museu Lasar segal convida a todos para oficina gratuita e criativa de estêncil

Em parceria Sesc e Boitempo liberam curso completo de Angela Davis no Youtube