Conheça a história do Parque Ibirapuera

Quem não conhece direito São Paulo ficaria um tanto quanto impressionado ao encontrar o Parque Ibirapuera. Embora seja um passeio tradicional de muitos que moram na cidade, será que eles realmente conhecem a história do Parque Ibirapuera?

Acredite você ou não, mas este era um local um tanto quanto difícil de se acessar até algum tempo atrás. Entretanto, desde o século passado vem passando por um processo de adequação e melhoramento constante para receber pessoas de todos os tipos e lugares.

Hoje, nós do Click Museus traremos para você a história deste ponto turístico que é quase uma parada obrigatória.

Vamos conferir?

Conheça a história do Parque Ibirapuera

Pode não parecer, mas a cerca de 100 anos atrás, o que hoje é basicamente um parque plano e muito arborizado era uma região bastante alagadiça, onde não havia praticamente nenhum tipo de semelhança com o clima e ambiente que temos hoje.

Na época da colonização do Brasil haviam tribos indígenas que ocupavam o lugar, mas que se retiraram de lá. Provavelmente por não ser um local muito próprio e hospitaleiro.

Raramente alguma chácara ou fazenda utilizavam o perímetro como uma pastagem para o gado, sendo ainda complicado de manejar um uso real.

No início do séc. XX, a cidade de São Paulo já se encontrava em grande expansão e acabou por precisar de um empurrãozinho para preservar as suas áreas verdes restantes e garantir um local de refúgio dentro do ambiente urbano.

Então, na década de 20 se iniciou o processo que é o pontapé da história do Parque Ibirapuera. Quando o prefeito José Pires do Rio resolveu arborizar a região, utilizando de preferência pinheiros australianos que ajudam a drenar o solo de maneira natural.

Após 3 décadas de esforço, o parque foi inaugurado para comemorar o quarto centenário de São Paulo.

O funcionário responsável por grande parte do trabalho foi homenageado com o herbário local, chamado de Viveiro Manequinho Lopes.

Hoje a região se encontra com 130 hectares de preservação e resiste a mais avanços da cidade.

E aí, tinha alguma ideia desta história? Se acha que pode acrescentar algo mais é só falar nos comentários.

Foto de capa: parquebiraupera.org

museo deleite te convida para a JABIM 2021