Museu Lasar Segall oferta: Formação para professores ( grátis)

Voltado para professores do ensino básico da rede municipal de São Paulo (SP), o curso online “Arte e educação entre o museu e a escola” é realizado pela Ação Educativa do Museu Lasar Segall em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e orientado pelo desejo de interseccionar abordagens pedagógicas entre museu e escola.

O curso pretende construir um ambiente de pesquisa e discussão sobre práticas pedagógicas no ensino de arte entre o museu e a escola, refletindo sobre os aspectos do sistema da arte e da cultura visual que constroem nossas subjetividades e orientam a experiência estética. A ideia é que o curso seja uma oportunidade de troca de saberes que contribuam para que os participantes reflitam suas próprias práticas à luz dos temas investigados ao longo das aulas.

São objetivos do curso promover um ambiente de troca de experiências educativas significativas entre os participantes; investigar a convergência de práticas pedagógicas no ensino de arte entre museu e escola; discutir o papel da cultura visual na relação entre arte e educação; e abordar a dimensão crítica das práticas pedagógicas relacionando com seus respectivos contextos comunitários.

O curso também objetiva mobilizar e desenvolver práticas de criação artística considerando os contextos de aprendizagem que emergem do museu, da escola e da casa; mobilizar e desenvolver práticas pedagógicas em ressonância com a experiência do curso; e materializar e compartilhar as descobertas, práticas e pesquisas realizadas ao longo do curso através da elaboração de uma exposição/produto de criação coletiva.

Conteúdo programático

O escopo de temas abordados pelo curso inclui:

Convergências de práticas pedagógicas entre museu e escola
Práticas pedagógicas no ensino de arte: leitura de imagem
Aspectos da cultura visual
Aspectos fundamentais da história da arte
Relação entre cultura visual e experiência estética
Representações e códigos visuais
Imagem e imaginação
Relação entre experiência e prática
Fundamentos e práticas de criação com a linguagem gráfica
Contextos de aprendizagem: casa, escola e museu
Perspectivas críticas dentro das práticas educativas
Poéticas e políticas da arte e da educação

Metodologia

O curso é de modalidade presencial e será realizado nas dependências do Museu Lasar Segall. As aulas abordarão os conteúdos previstos neste programa através de leituras de obras de arte, discussão de textos, visitas à exposição do museu e experiências de práticas artísticas. Serão considerados aprovados os professores que participarem de 100% do curso, não sendo permitida nenhuma falta.

Seleção

O curso oferecerá 20 vagas reservadas para professores da rede municipal paulistana. Para participar da seleção é necessário realizar o preenchimento completo do formulário de inscrição disponível abaixo. Serão recebidas as primeiras 200 inscrições. Para a seleção, a comissão avaliadora levará em conta critérios como a variedade das faixas etárias com as quais os professores atuam (ensino infantil, fundamental, médio e EJA) e as conexões entre a atuação do Museu Lasar Segall e projetos pedagógicos realizados ou interesses manifestos pelos candidatos.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas através de formulário online disponível aqui a partir das 12h do dia 13/5 até o limite de 200 inscritos. O resultado será divulgado nesta página no dia 27/5 e os candidatos selecionados serão avisados por e-mail.

Fonte, texto e Foto: Museu Lasar Segall

IMS Paulista divulga série: museus e culturas indígenas

MAM convida: O poder dos corpos educativos e educadores nas Instituições culturais

3 Comments

• Sou professora de arte da rede municipal de SP e gostaria muito de participar do curso.
    Obrigada
    Abd
    Helena

• Gostaria de participar desse curso se ainda houver disponibilidade. Sou professora tutora de criança com TEA . Atenciosamente,