Palestra: Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: materialidade, técnica e preservação
Palestra presencial
Data: 26 de abril (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: De 25/3 a 21/4 neste link.
A ciência pode ser uma grande aliada dos museus na preservação e compreensão das obras de arte históricas. É isso que a pesquisadora Isabela Ferreira Sodré defende na palestra Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: materialidade, técnica e preservação. No evento, ela apresenta os principais resultados da investigação sobre as pinturas de brasões municipais pertencentes à Coleção José Wasth Rodrigues, sob a guarda do Museu Paulista da USP.
A pesquisa, financiada pela FAPESP, foi conduzida de forma transdisciplinar, empregando métodos físico-químicos para analisar a materialidade das obras, identificar os pigmentos utilizados pelo artista e diagnosticar eventuais processos de degradação. O estudo trouxe novas perspectivas sobre as técnicas de pintura em aquarela e guache aplicadas nesses trabalhos, além de contribuir para estratégias de conservação dessas peças.
A palestra abordará a importância da caracterização química para a preservação de bens históricos, os desafios na análise de obras sobre papel e os impactos do estudo na compreensão dos aspectos materiais e técnicos da coleção.
Este evento faz parte do ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais, sempre aos sábados, trazendo novas perspectivas sobre história e cultura material.
Fonte e texto: Museu do Ipiranga
Comentários