Museu de Imagens do Inconsciente abre exposição “Três Artistas de Engenho de Dentro”

O Museu de Imagens do Inconsciente inaugura no dia 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a exposição “Três Artistas de Engenho de Dentro” com 90 obras dos artistas Adelina Gomes, Fernando Diniz e Octávio Ignácio. Com um recorte inédito, a exposição será virtual uma vez que a visitação das galerias do Museu foi interrompida por ocasião da pandemia de COVID-19. A exposição pode ser vista pelo link: https://www.mii.org.br/3artistas

Obras da artista Adelina Gomes

O texto curatorial afirma que “os artistas, Adelina Gomes, Fernando Diniz e Octávio Ignácio, têm em comum a vasta produção artística, que remonta de certa forma suas trajetórias, traço característico do resultado do trabalho criado e desenvolvido pela Dra. Nise da Silveira. Por isso, não há como separar a figura dos criadores, de suas respectivas produções artísticas, porque o processo de construção destas obras e seus códigos estão diretamente relacionados com a história de vida de cada um deles e dela. Esta exposição proporciona ao seu observador um mergulho em três universos distintos, que transitam entre feminino e masculino, sistemas e organização de imagens, cores saturadas e linhas.”

Fundado em 1952 no Rio de Janeiro, o Museu de Imagens do Inconsciente é um centro de estudo e pesquisa sobre as imagens e tem caráter marcadamente interdisciplinar, expondo e refletindo o caráter da psiquiatra Nise da Silveira. Além disso, o museu provoca uma reflexão fundamental sobre o sofrimento psíquico, em que é preciso continuar sempre com a luta antimanicomial, que visa a reeducação no modo de compreender os transtornos mentais e um tratamento humanizado, promovendo uma integração psicossocial e rompendo com os estigmas em torno da ideia de “loucura”.

Imagem do site que a exposição virtual foi disponibilizada.

Para conhecer mais sobre o Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

“Instituto Federal disponibiliza mais de 100 Cursos Online Gratuitos”

Baixe 17 livros PDFs GRÁTIS de Paulo Freire