Museu de Arte Sacra ensina a jogar MANCALA jogo de tabuleiro mais antigo do mundo

Sabia que a Mancala é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo? Pesquisadores acreditam que desde o período Neolítico, homens se valiam das depressões nas pedras que serviam de tabuleiro e sementes para jogá-lo na região dos atuais Irã e Jordânia.

O termo Mancala deriva do árabe Naqala que significa se mover. Viajantes, mercadores e migrantes popularizaram esse jogo no continente africano, por isso a enorme variação das regras de acordo com a região em que é jogado.

O mais conhecido é o Wari, cujo tabuleiro possui duas fileiras com seis buracos cada, além de duas áreas em que são depositadas as sementes. Jogado na África Ocidental, em razão do tráfico Atlântico disseminou-se no Caribe e na América do Sul, tornando-o mundialmente popular.

Na exposição “A Outra África: trabalho e religiosidade” é possível conferir um tabuleiro de mancala feito em madeira, produzido pela cultura Dan (Costa do Marfim). Repare que além das fileiras para o depósito das sementes, há uma cabeça esculpida em uma das extremidades e um depósito para as sementes na outra.

Vejo como jogar: http://museuartesacra.org.br/mas-em-casa-mancala/

Foto: Meramente ilustrativa – Pixabay

Texto: Museu de Arte Sacra

Você sabe o que é binarismo de gênero?

Menina encontra pegada de dinossauro de 220 milhões de anos